31 de março de 2015

Transparência

SINPUC PUBLICA RELATÓRIO DE GESTÃO


A Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) publicou um relatório de gestão referente ao triênio 2012-2015.

O texto tem 10 páginas e reúne dados administrativos, financeiros, jurídicos e de formação sindical.

Na apresentação, o documento explica que“cumpre a tarefa de fazer um balanço, genérico, das ações empreendidas por este sindicato durante o último mandato”.

“Este relatório dispensou uma abordagem extensa pelo fato de as atividades do SINPUC estarem circunstanciadas, desde junho de 2011, no blog do sindicato”, afirma outro trecho do texto.

Para ver o documento clique aqui ou acesse a aba "Publicações".

21 de março de 2015

Trabalho de base

DIRIGENTES DO SINPUC VISITARAM PEDRA LAVRADA E DAMIÃO


Nos dias 19 e 20 de março, quinta e sexta-feira respectivamente, diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Seridó e Curimataú (SINPUC) visitaram os municípios de Pedra Lavrada e Damião.

Compuseram a comitiva, além do presidente, Sebastião Santos, a Secretária geral, Roselita Silveira, a secretária de Finanças, Elisabete Dantas, e a secretária de Comunicação, Edilândia Ferreira.

Pedra Lavrada. No município os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) convidaram os dirigentes do SINPUC para fazerem uma apresentação do sindicato, já que a categoria ainda não faz parte do quadro de sócios.

Os ACS’s aproveitaram a presença dos sindicalistas para discutirem alguns problemas enfrentados por eles em Pedra Lavrada. A administração não paga o piso salarial para os agentes, fraciona as férias dos trabalhadores e não paga o 13º salário integralmente.

Piso salarial

Sebastião Santos explicou que o piso dos ACS’s é de R$ 1.14,00. Como o valor está vinculado à lei específica, que regulamenta a questão em nível nacional, o presidente do SINPUC informou aos profissionais que o município é obrigado a cumprir a regra. Em Pedra Lavrada os agentes recebem o valor do piso salarial como gratificação. “É preciso regulamentar a questão em nível municipal para que os ACS’s passem a receber o valor como vencimento. Esta é a orientação do Ministério da Saúde”, disse o presidente.

Férias

Sebastião Santos afirmou, com base no ordenamento jurídico brasileiro, que o trabalhador deve ter 30 dias corridos de férias. “Se as férias estão sendo concedidas de forma contrária ao que rege a lei atual, esta prática precisa ser revista. Acredito que isso vai ser resolvido quando conversarmos com o prefeito”, esclareceu.

Décimo terceiro salário

Algumas prefeituras da base não pagam o 13º salário de forma integral. Pedra Lavrada é uma delas.

A orientação da assessoria jurídica do SINPUC é que os servidores prejudicados devem protocolar requerimentos de correção no setor de recursos humanos da prefeitura e aguardar um parecer jurídico.

Se o parecer for contrário à integralidade do pagamento, a assessoria jurídica do sindicato entra com uma ação na Justiça para que a correção seja feita e os trabalhadores recebam os valores deduzidos de seus contracheques.

Reunião com o prefeito

No final da reunião os trabalhadores escolheram dois representantes da categoria para compor, junto com os dirigentes do SINPUC, uma comissão para falar com o gestor do município.

A reunião deverá ser agendada, em breve, e é uma medida administrativa do sindicato para discutir e resolver os problemas, pacificamente, com o prefeito.

“Nossa abordagem se baseia no diálogo com os gestores. A missão é garantir os direitos dos trabalhadores. Para isso não precisamos, necessariamente, acionar a Justiça”, finalizou Sebastião Santos.

Damião. O encontro na cidade foi com a equipe administrativa de Lucildo Fernandes. Os sindicalistas conversaram com Ednaldo Rocha e o assessor jurídico, Alysson Correa.

Na pauta de reivindicações constavam a reforma do Plano de Cargos e Salários (PCS) do município, os preparativos para a reunião que vai discutir o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Saúde (PCCRS) e o projeto de lei que concede reajuste de 13,1% para os profissionais do magistério.

Alysson Correa se comprometeu em repassar informações técnicas ao sindicato para que as tabelas de remuneração dos servidores sejam avaliadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Após a avaliação pelo órgão, o SINPUC irá apresentar uma proposta de reajuste para alterar o PCS do município.

Quanto à reunião para explicar o PCCRS, os sindicalistas informam que a professora Joaquina Amorim, do Sindicato dos Odontologistas do Estado da Paraíba (SINDODONTO), visitará Damião na próxima semana para conversar com os profissionais da categoria.

A reunião no município contou com a presença do professor Ednaldo Rocha.

19 de março de 2015

Nova base

SINPUC AMPLIA BASE E CHEGA A SÃO VICENTE DO SERIDÓ

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Seridó e Curimataú (SINPUC), Sebastião Santos, e a Secretária Geral, Roselita Silveira, visitaram, nesta quarta-feira, o município de São Vicente do Seridó e concederam uma entrevista à Rádio Liberdade FM.

O presidente do sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de São Vicente do Seridó (SINTRAMS), acompanhou os dirigentes do SINPUC durante a visita ao município.

A entrevista foi centralizada na chegada do sindicato, sua história, conquistas e projetos para São Vicente.

“Iniciamos dizendo que o SINPUC tem 22 anos e que, durante esse período, muitas lutas foram travadas em defesa dos servidores públicos”, disse Sebastião Santos.

Sobre as conquistas do sindicato o presidente destacou: “Tivemos muitas conquistas. Instituímos o diálogo com os gestores, ganhamos respeito frente às gestões, ampliamos nossa base para sete municípios, conseguimos mediar o debate sobre a lei do piso do magistério, implementamos a Política de Saúde e Segurança do Trabalhador, demos um basta nas perseguições políticas aos servidores por parte das gestões anteriores e, entres muitas outras vitórias, conseguimos arquivar, através da nossa asseria jurídica, alguns processos administrativos contra servidores públicos na base”.

O presidente ainda informou que o sindicato tem acompanhado as reformas dos PCCR’s do magistério nos municípios da base. 

Desafios e diálogo

Na sequencia da entrevista Sebastião Santos falou sobre as demandas atuais e sobre a inclusão de São Vicente do Seridó nesse contexto de lutas. “Os desafios da luta sindical e a conjuntura que observamos no município de São Vicente são grandes. Quanto às demandas locais vamos adotar a mesma estratégia que utilizamos nos demais municípios de nossa base: queremos dialogar com a gestão, para juntos resolvermos os problemas da categoria”. 

A entrevista à Rádio Liberdade FM foi a primeira etapa da entrada do SINPUC em São Vicente. “Como encaminhamento, ficou para ser agendada uma data para voltarmos lá e reunir a categoria para que sejam pontuadas as demanda. Depois disso iremos encaminhá-las à prefeita para que a administração agende uma reunião com a diretoria do SINPUC a fim de solucionarmos as demandas”, explicou Sebastião Santos.

Antes de se despedir dos ouvintes da Liberdade FM, o presidente do SINPUC explicou como os servidores podem se filiar ao sindicato. “Por último expliquei como os trabalhadores deveriam se filiar. Deixamos ficha de sócios com o professor João Paulo, Janiel e Dedim. Os servidores devem procurar essas pessoas para que possam se associar”.

13 de março de 2015

Reprovação

NOTA DE REPÚDIO DO SINPUC AO PROJETO DE LEI Nº 008/2015

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na Sede Social do SINPUC, servidoras e servidores municipais presentes, resolveram repudiar o Projeto de lei Nº 008/2015 que cria, no âmbito do Município de Picuí, o “Programa Escola Sem Partido”.

O fato de não existir na esfera municipal nenhuma “instituição escolar partidarizada”, dispensa a preocupação do Poder Legislativo em implantar o citado projeto.

A assembleia compreendeu também que, existem tantas prioridades importantes no âmbito do município, cabíveis de mais atenção dos legisladores e, enquanto isso, eles dispensam trabalho e tempo propondo coibir práticas e metodologias do corpo docente municipal. Esquecendo, porém, que foram essas e esses profissionais que elevaram positivamente os índices referentes à qualidade do ensino ofertado pelo município. E que, em hipótese alguma, merecem julgamentos que ponham em dúvidas as suas qualidades e responsabilidades.

Ainda compreendeu a assembleia que a organização dos conteúdos ministrados nas redes públicas ou privadas do País, antes de chegar aos professores e professoras, passa pelo crivo de instâncias como, conselhos, fóruns e câmaras especializadas para tais fins. E ainda existem os respectivos órgãos municipais responsáveis por todo e qualquer acompanhamento. 

Nesse sentido, promover educação de qualidade não necessita de mais “controle” e sim de valorização e respeito a quem promove educação e estimula, no aluno ou aluna, o interesse no processo de aprender. Todo respeito às professoras e professores que fazem educação com qualidade no município de Picuí.

Assembleia Geral Extraordinária do SINPUC, realizada em 11 de março de 2015.

12 de março de 2015

Opinião

PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO: 
UMA LEI DE SOPA DE LETRINHAS

Charles Dinoá

O Projeto de lei 008/2015, de autoria do vereador Joaquim Vidal de Negreiros Filho (PTB), se sancionado, não é proveitoso para os estudantes.

A constituição diz que é garantida a liberdade de pensamento e de crença. Convicções políticas, filosóficas e religiosas se adquirem com a formação do cidadão. Desse modo, não é o professor quem vai incutir no aluno a doutrina que ele terá que seguir. É como time de futebol, partido político, etc., cada um segue o caminho ou o entendimento que acha mais correto.

Vejo a necessidade de mudar no projeto o inciso VII do artigo 1º, onde se lê: “direito dos pais a que seus filhos não recebam educação moral que venha a conflitar com suas próprias convicções”. É na educação moral que a criança aprende valores, noções de cidadania, de direitos, de como se comportar na sociedade, de cumprir a lei, etc.

“Podemos dizer que Moral é o mundo da conduta espontânea, do comportamento que encontra em si próprio a sua razão de existir. O ato moral implica a adesão do espírito ao conteúdo da regra”. Este é o entendimento de Miguel Reale, impresso da página 44 do clássico livro “Lições preliminares de direito”.  O mestre ainda completa: “A moral, para realizar-se autenticamente, deve contar com a adesão dos obrigados. Quem pratica um ato, consciente da sua moralidade, já aderiu ao mandamento a que obedece”.

Daí, independentemente de qual seja a convicção do aluno e de seus pais, essas regras devem ser exaustivamente repassadas aos alunos. Diferentemente das convicções religiosas ou mesmo ideológicas.

No artigo 3, inciso V do projeto de lei,  entendo que não tem como o professor avaliar quando o conteúdo pode estar em conflito com as convicções religiosas e morais de seus alunos, haja vista que o Brasil é um país laico, onde são reconhecidas todas as religiões: catolicismo, protestantismo, espiritismo, candomblé, etc. Como proibir? No caso caberia, no mínimo, uma emenda supressiva para retirar este inciso.

Por fim, acho que o texto deste projeto, apesar de ser uma cópia fiel do Projeto de lei 2.974/2014, apresentado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, está misturando religião, moral e política.

Sabemos que é proibida por lei a propaganda política, ideológica e religiosa dentro de sala de aula. Isso não é novidade. Mas a administração pública dispõe de meios para combater e punir, sem que tolha o direito ao debate entre os jovens em sala de aula. O professor, neste caso, é um mero coordenador do debate e estimulador da formação política-ideológica do estudante.

O projeto de lei visa combater a cooptação ilícita de votos, mas mistura-se com religião e moral.

Interessante que o texto fala em “programa”. Mas qual é o programa? Não vi nenhum! São somente proibições. Se realmente fosse um programa deveriam estabelecer a forma como se daria esses esclarecimentos acerca da liberdade de consciência e de crença e como seriam ministrados aos alunos.

A Lei de Diretrizes e Bases da educação, em seu artigo 26 diz: “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela”.

O parágrafo primeiro detalha: “Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil”.

Entendo que os professores não terão prejuízos, até mesmo porque seus conteúdos serão objeto de planejamento pedagógico. O prejuízo ficará para os alunos que, caso o texto seja sancionado, no todo ou em parte, se perpetuarão nas convicções políticas, morais e religiosas de seus pais.

O “Escola sem partido”, ao que tudo indica, é apenas uma sopa de letrinhas.

________________________
Charles Dinoá é advogado e assessor jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú (SINPUC).

9 de março de 2015

Deliberação

SINPUC CONVOCA SÓCIOS PARA ASSEMBLEIA

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú (SINPUC) convoca os sócios de Baraúna, Damião, Frei Martinho, Nova Palmeira, Olivedos, Pedra Lavrada e Picuí para uma Assembleia Geral Extraordinária nesta quarta-feira (11) na sede social, em Nova Palmeira.

Na pauta da assembleia constam a alteração do nome da entidade, criação da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalhador, ampliação da base territorial para a microrregião do Seridó paraibano e a integração do município de São Vicente do Seridó à base do sindicato.

A primeira convocação ocorre às 15h. Se o quórum de um terço dos sócios votantes não for atingido, a assembleia será instalada, em segunda convocação, às 15h30.

A sede social do SINPUC localiza-se na Travessa Maria Marti, 18, no Centro de Nova Palmeira.