1 de maio de 2012

Palavra do presidente

DIA DO TRABALHADOR

Sebastião Santos

Assim como outras datas são comemoradas em nosso País, o trabalhador também garantiu, através de sua luta, um dia especial. Esse é o dia em que a classe trabalhadora precisa se organizar, ainda mais, para refletir sobre seus desafios e relembrar suas conquistas ao longo dos anos. É também um dia que tem o objetivo de despertar, nos trabalhadores, sua consciência de classe para que, juntos, possam lutar pelas transformações que a sociedade necessita.

Para o SINPUC, o 1º de maio ainda é e sempre vai ser um dia de disputa na sociedade, um dia de reflexão para que o trabalhador se entenda como tal.

Um dos desafios enfrentados pelo SINPUC é organizar a sua base, de forma que ela se sinta representada pelos seus dirigentes. Isso é importante para o fortalecimento da categoria e para os enfrentamentos em defesa dos direitos de todos os servidores.

Entendemos que todo trabalhador deve ser respeitado em suas diversas profissões, uma vez que todas são importantes para a vida, para o bem-estar de cada pessoa e para o progresso da nação.

É importante que o trabalhador, independente do seguimento que esteja inserido, público ou privado, seja responsável. Só assim poderá exigir melhores salários e melhores condições de trabalho e respeito.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) intensifica nesse 1º de maio, o Plebiscito Nacional Sobre o Fim do Imposto Sindical. Para a CUT, o tributo compulsório, que equivale ao desconto de um dia de salário por ano de todos os trabalhadores do País, contribui para aumentar o número de sindicatos de gaveta – fantasmas – que não representa a classe trabalhadora, mantendo-se apenas dessa contribuição.

Nós, Cutistas, acreditamos no sindicato combativo, em que o sócio seja o protagonista do processo de luta. O SINPUC é um sindicato ativo, combativo e comprometido com sua base.

Somos ativos porque estamos no dia-a-dia buscando melhorias para os nossos sócios. Por isso, fechamos parcerias com o comércio de nossa região, obtendo descontos significativos para os servidores sindicalizados.

Somos combativos porque enfrentamos a ausência de valorização dos trabalhadores nas prefeituras onde atuamos. Por isso estamos, aos poucos e continuamente, negociando com as gestões locais para instituírem os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para seus funcionários como um todo, independentemente de serem filiados ao SINPUC.

Somos comprometidos com nossa base porque precisamos dela para validar as nossas lutas. Um sindicato sem força é como um Estado sem exército, um general sem tropa. Nossa força é nossa base. É com ela que queremos, sempre, mostrar aos poderes locais a energia dos trabalhadores do Curimataú.

Trabalhador, neste 1º de maio lembre-se que o SINPUC está próximo de você. Todos os dias.

____________________
 
Sebastião Santos é pedagogo, especialista em educação de jovens e adultos, professor efetivo da educação básica na rede pública municipal de Picuí e Nova Palmeira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e do Conselho de Educação de Nova Palmeira, integra o Coletivo Estadual de Formação da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB), é membro do Conselho do Orçamento Democrático da Paraíba na 4ª Região Geoadministrativa e no conselho estadual.