31 de dezembro de 2012

Balanço

SINPUC FAZ AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS EM 2012

 
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú (SINPUC) teve um ano de muito trabalho. Em sete municípios da região, o SINPUC desenvolveu ações significativas para os 1.933 servidores que representa, mesmo não tendo este número de filiados no seu quadro de sócios.
 
Um breve resumo de atividades comprova a responsabilidade do trabalho que foi realizado em 2012.
 
Relação institucional
 
No geral, o sindicato conseguiu estabelecer um diálogo aberto e franco dentro da gestão pública do Curimataú. Mas quando se olha para o contexto particular das administrações, os representantes dos trabalhadores reconhecem dificuldades de relacionamento institucional com as prefeituras de Picuí e Damião.
 
A civilidade e diplomacia do sindicato encontraram prefeitos truculentos pelo caminho. O SINPUC fez a parte dele, mas os trabalhadores perdem muito e, às vezes, nem se dão conta, quando os agentes públicos são dominados por uma visão atrasada de democracia. A democracia, nestas prefeituras, é processada de acordo com o humor dos administradores, não em conformidade com os imperativos da lei.
 
Demandas judiciais
 
Todos os dirigentes sindicais reconhecem a importância que teve o Ministério Público e o Judiciário nas lutas empreendidas em 2012. Tivemos algumas vitórias, como a garantia legal da disponibilidade de dois sindicalistas para o exercício do trabalho de representação.
 
Precisamos chamar a atenção dos gestores de Pedra Lavrada para sermos ouvidos e, agora, seguimos com outras ações, tocadas pela nossa assessoria jurídica, contra a Prefeitura de Damião.
 
Perspectiva de diálogo
 
A meta agora é estabelecer o diálogo com os novos gestores. Nossa grande expectativa é quanto ao novo prefeito de Picuí, Acácio Dantas. Da parte do sindicato, não haverá nenhum problema de relação. Acreditamos, sem termos certeza, que Acácio Dantas poderá ser um articulador democrático. Mas nada impede de ele ser um reprodutor dos métodos extremistas do seu antecessor.
 
Comunicação
 
Detalhar tudo o que fizemos em 2012 não seria produtivo porque geraria um texto muito extenso. Fizemos muito. Tudo está registrado no Blog do SINPUC.
 
Este instrumento de comunicação tem sido uma grande ferramenta de difusão do nosso trabalho e um espaço de produção de memória para a nossa história.
 
Uma simples navegada por aqui, mostrará ao servidor tudo o que fizemos desde junho de 2011. As lutas, os deslocamentos na base, as ações no judiciário, a comunicação institucional.
 
A comunicação do SINPUC se serve deste canal e do Facebook para estabelecer contato com todos os servidores. Em 2013 ele será melhorado.
 
A missão do SINPUC
 
O SINPUC representa os trabalhadores e não faz parte de nenhum bloco político-partidário. Nossa missão é contribuir para que o servidor seja valorizado e reconhecido na efetivação de serviços, institucionalização e manutenção de políticas públicas.
 
O desenvolvimento do Curimataú, em todos os campos, depende da força de trabalho de homens e mulheres que cumprem expedientes em escolas, hospitais, cemitérios, ruas, veículos oficiais e em toda a infraestrutura pública da qual o cidadão necessita e busca ser atendido.
 
Todos estes trabalhadores, que asseguram este processo de desenvolvimento, dependem do SINPUC para que os seus direitos sejam respeitados e ampliados. Por isso o SINPUC continua a caminhada em 2013.