18 de fevereiro de 2013

Damião

SINPUC MANTÉM DIÁLOGO COM PREFEITO DE DAMIÃO

Em contato com o novo gestor do município de Damião, Lucildo Oliveira, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú (SINPUC) reafirma política de diálogo com os prefeitos de sua base.

Em Damião, a ex-gestora e sua equipe administrativa impunham dificuldades ao desenvolvimento do trabalho sindical. O resultado das hostilidades, tanto ao SINPUC quanto aos servidores e, consequentemente, ao povo do município foi uma derrota eleitoral.

Eleonora Soares deixou para o novo governo as dívidas de sua gestão com os trabalhadores. Em Damião, os salários do mês de dezembro e o terço de férias estão atrasados. “Nós começamos a agir ainda em dezembro com relação a todos os municípios da nossa base. Damião é um caso que nos preocupa muito porque, ao contrário de outras cidades, o atraso é do terço de férias e dos salários de dezembro”.

As negociações com Lucildo Oliveira estão sendo agendadas. Hoje, numa conversa por telefone, o prefeito pediu um prazo de oito dias para se encontrar com os representantes do SINPUC porque a equipe da ex-prefeita ainda não entregou as prestações de contas do mês de dezembro.

O prefeito garantiu que, assim que a documentação for repassada, sentará com os sindicalistas. “Ele está disposto a negociar com o sindicato, mas precisa se situar melhor frente aos desafios deixados pela administração anterior”, explicou o presidente do SINPUC, Tião Santos. Lucildo Oliveira enfatizou que não vai criar nenhum obstáculo ao trabalho do SINPUC no município.

Medidas judiciais

Um requerimento de informação acerca dos pagamentos em atraso referentes ao mês de dezembro foi encaminhado à Prefeitura de Damião no último mês de mandato de Eleonora Soares. A ex-prefeita tinha até 15 dias para responder ao requerimento. “O mandato de Eleonora Soares findou e ela não se manifestou”, esclareceu Tião Santos.

Ainda em 2012 a assessoria jurídica do SINPUC procurou o Ministério Público. Em 2013, no dia 17 de janeiro, foi protocolada uma denúncia no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) alertando a corte sobre as irregularidades cometidas pela gestora de Damião.

O ofício informando os problemas foi recebido pelo presidente do TCE-PB, Fábio Nogueira. No texto, o presidente do SINPUC solicita que o Ministério Público da Paraíba seja notificado sobre as ilegalidades a fim de apurar as responsabilidades dos gestores.

“Com a entrada do novo administrador em Damião, queremos repetir o que temos feito em outros municípios” informa Tião Santos. “Como fizemos com Nova Palmeira, vamos dialogar com a nossa base e chamar o prefeito para uma negociação. Lucildo tem demonstrado espírito republicano. Penso que ele não vai tocar uma administração distanciada da legalidade como foi a de Eleonora Soares e sua equipe.”, conclui.

Os membros do SINPUC vão aguardar até a próxima segunda-feira (28) conforme combinado com o atual prefeito. “Logo que vencer o prazo, se não tivermos resposta, iremos até o município para viabilizar o encontro o mais rápido possível”, finalizou Tião Santos.