17 de março de 2014

Nova Palmeira

SEMINÁRIO “MULHER , PREVENÇÃO E SAÚDE”
É REALIZADO EM NOVA PALMEIRA

Controle social na saúde, trabalho, garantias constitucionais, políticas públicas, entre outros temas foram debatidos, neste sábado (15), durante o seminário “Mulher, prevenção e saúde”, realizado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú (SINPUC).

A assistente social Luzenira Linhares, secretária da Mulher da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB), destacou o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), mostrou seus pontos positivos e disse que a luta pela eficiência do atendimento à mulher no SUS depende da participação das próprias mulheres. Linhares discutiu ainda, as garantias constitucionais estabelecidas a partir de 1988 e a redução da invisibilidade das demandas de gênero no Brasil.

Maria da Penha, secretária de Meio-ambiente da CUT-PB e integrante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa (SINTEM) e Maria de Lourdes (Nega Lourdes) do Centro de Educação Popular (CENEP), ressaltaram a incidência de estresse e depressão entre as trabalhadoras. A cutista focou no problema entre as mulheres trabalhadoras em nível estadual. Nega Lourdes abordou a problemática em nível local. O baixo uso de terapias alternativas para o tratamento destas doenças psicossomáticas, quando elas ainda estão numa fase inicial, pontuou a fala das ativistas. Nega Lourdes demonstrou preocupação com o uso de psicotrópicos como única via terapêutica oferecida aos usuários do SUS. Contudo, deixou claro que a prescrição medicamentosa, para casos nos quais a terapia psicológica ou uso de fitoterápicos não resolvem, devem ser usados.

A secretária da Mulher do SINPUC, Celiana Araújo, abordou a participação de gênero nos conselhos municipais de saúde. Araújo ressaltou também a instrumentalização política desses espaços de decisão e lembrou que, em 2014, será ano de muitas conferências nas quais a presença feminina será importante para a garantia de direitos.

A socióloga Terezinha Medeiros, da secretaria de Educação a Distância da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), disse que as mulheres deixaram de ter uma função meramente reprodutiva, como se verificava historicamente na sociedade brasileira, e passou a integrar mais as discussões sociais. “Passamos da procriação à participação”, lembrou.

Durante o seminário, o SINPUC e todas as entidades que compareceram ao evento recepcionaram a médica cubana Valia Fonseca Antunez, que chegou a Nova Palmeira na última quarta-feira (12) para integrar a equipe do Programa Mais Médicos. Antunez agradeceu pela acolhida e se mostrou satisfeita com o nível de discussão do seminário. “Estou impressionada com tudo o que foi discutido aqui. Nós, mulheres, somos grandes”, disse.

Às 19h, na Câmara Municipal de Nova Palmeira, foi realizada uma sessão especial em homenagem às mulheres que se destacaram em espaços de poder no município. A ex-presidente do SINPUC, Cícera Batista, recebeu o título de liderança social e política pelo trabalho realizado em defesa dos servidores públicos municipais.