27 de março de 2014

Qualificação sindical

DELEGADO DE BASE PARTICIPA DE FORMAÇÃO EM RECIFE

O delegado de base do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú (SINPUC) no município de Frei Martinho, Sergio Oliveira, está em Recife e participa, desde ontem, do Curso de Formação de Formadores de Jovens Dirigentes do Nordeste. Promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), as aulas seguem até amanhã (28) em Recife, capital de Pernambuco.

Sérgio Oliveira é servidor da Prefeitura de Frei Martinho e acadêmico do curso de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na última eleição sindical, Sérgio assumiu o cargo de delegado de base do SINPUC no município e, desde então, tem se destacado nas formações promovidas pelas secretarias de formação do próprio SINPUC, da CUT Paraíba, Nordeste e Nacional.

Jovens dirigentes do Nordeste

“Situar-se no mundo, na sua organização e no projeto” é o tema do primeiro módulo que está em andamento em Recife. A formação ficou sob a responsabilidade dos educadores Marco Levay e Emanoel Sobrinho. Levay e Sobrinho compõem os quadros da Escola Nordeste da CUT. Ontem, das 11h às 13h, o Secretário Nacional de Formação da CUT, Adriano Soares, apresentou o projeto “Juventude da CUT em ação”.

Os objetivos deste curso incluem quatro eixos no primeiro módulo “contribuir para apropriação crítica dos fundamentos da exploração do trabalho na sociedade capitalista e da dimensão ontológica do trabalho, enquanto princípio educativo para uma práxis emancipatória”; “refletir sobre a história do movimento sindical e a configuração das lutas sociais no Brasil e no mundo”; “fortalecer a identidade do projeto ‘Juventude da CUT em ação’ com a concepção metodológica da Política Nacional de Formação da CUT (PNF)”; e, por último, “apontar possíveis ações que contribuam para o enraizamento deste projeto nos estados do Nordeste”.

A programação se encerra amanhã (veja quadro).