7 de novembro de 2016

Paralisação nacional

SINPUC ENCERRA ASSEMBLEIAS AMANHÃ, EM DAMIÃO

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) conclui, na tarde desta terça-feira, em Damião, a série de assembleias realizadas em seis municípios da base desde o dia 28 de outubro.

Os dirigentes já passaram por São Vicente do Seridó, Pedra Lavrada, Picuí, Frei Martinho, Nova Palmeira e Olivedos.

A pauta dos encontros tem ênfase em assuntos nacionais, mas a realidade dos servidores de cada município não deixou de ser discutida e deliberada pelas assembleias.

No plano nacional a discussão está focada nas conjunturas política e social pelas quais o país passa no momento, a tramitação e as consequências da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 e a decisão de cortar o ponto de servidores grevistas tomada recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No plano local as discussões das assembleias giram, basicamente, em torno dos atrasos salariais na base do SINPUC.

Baixa participação

Os dirigentes observaram uma baixa participação nos municípios de Picuí, Frei Martinho e Nova Palmeira. As assembleias não chegaram a deliberar a pauta nessas cidades por falta de quórum.

Em Picuí, apenas três servidores compareceram à assembleia. Em Frei Martinho, foram seis. Na avaliação dos dirigentes o número de trabalhadores presentes foi insuficiente para justificar uma deliberação.

Apesar de também terem esvaziado a assembleia, os servidores que compareceram em Nova Palmeira propuseram outra estratégia. De acordo com o secretário geral do SINPUC, Sebastião Santos, os trabalhadores vão consultar os pares em cada setor e darão uma resposta ao sindicato sobre a paralização do dia 11. “O pessoal que estava lá, alguns da Saúde e Educação, vai consultar as repartições e dar um retorno pra gente, no máximo, terça-feira”, explicou.

Adesões

Ao contrário dos municípios citados, os servidores de Olivedos, Pedra Lavrada e São Vicente do Seridó compareceram às assembleias marcadas pelo sindicato.

Nessas localidades os servidores aderiram à paralisação nacional.

Em Olivedos, os trabalhadores realizarão um ato público no dia 11, às 9h.

Já em São Vicente do Seridó o ato será no dia nove, se a prefeita não entregar um cronograma de pagamento ao sindicato. “Essa pauta do dia nove é mais local”, explicou Sebastião Santos. “No dia 11 haverá uma paralisação, sem mobilização”, completou.

Em Pedra Lavrada, apesar da paralisação, a mobilização dos trabalhadores ainda não foi confirmada.