12 de abril de 2017

Enfrentamento da crise

DIRIGENTES DO SINPUC SE REÚNEM PARA DISCUTIR ATUAÇÃO
DO SINDICATO E RETIRADA DE DIREITOS NOS MUNICÍPIOS


Sindicalistas de Picuí, Baraúna, São Vicente do Seridó e Nova Palmeira se reuniram, na tarde de ontem, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) para debater a crise nacional que já atinge os trabalhadores nos municípios.

A reunião da diretoria do SINPUC começou com uma avaliação das recentes atividades realizadas pelo sindicato nos oito municípios da base, como as paralisações e atos públicos ocorridos em Picuí e Nova Palmeira.

Os dirigentes também avaliaram a formação e atuação dos quadros do SINPUC. Atualmente, os novos dirigentes passam pelo Curso de Organização Representação Sindical de Base (ORSB), realizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). As aulas ocorrem em Campina Grande e João Pessoa.

Quem já passou por essa etapa faz o curso de Formação de Formadores Dirigentes (FFD). A partir daí fica responsável por capacitar os novos quadros. Os cursos de ORSB e FFD são coordenados pela Escola Nordeste da CUT, em Recife.

Os sindicalistas reunidos em Nova Palmeira avaliaram que a baixa participação dos dirigentes nos municípios sobrecarrega a diretoria e afeta a qualidade de atuação sindical.

A diretoria está preocupada com as contenções de despesas realizadas pelas prefeituras da base. Ela entende que os cortes estão ocorrendo coma retirada de direitos dos servidores municipais.

“Essa nova conjuntura política que nós estamos passando é muito desafiadora. Em alguns municípios está havendo a retirada de direitos, cortes”, disse Janiel César, secretário de Comunicação do SINPUC. “Alguns prefeitos estão editando decretos que proíbem a retirada de licença e férias por parte do servidor. Isso não é só em um município”, exemplificou.

Janiel defende que é preciso ampliar a participação dos secretários e delegados de base nas ações do SINPUC. Também entende que os servidores precisam fortalecer as atividades sindicais.

Segundo o dirigente o SINPUC está discutindo estratégias para enfrentar esse problema.

O SINPUC também se articula, em rede, com outros sindicatos para ampliar a defesa dos direitos dos trabalhadores na realidade atual.

Ele anunciou que, no dia 28, com apoio dos sindicatos rurais e demais sindicatos do estado, haverá um protesto na cidade de Soledade. Os dirigentes do SINPUC entenderam que uma movimentação na BR 230 é importante para dar visibilidade à ação no estado.

Janiel cumpre agenda em Soledade, hoje, para organizar a ação do dia 28.