12 de julho de 2018

Damião

SINPUC REALIZA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


Os servidores municipais de Damião se reuniram em assembleia geral extraordinária, nesta quarta-feira, 11, para deliberarem ações relacionadas a perdas de direitos. Ainda na assembleia foi escolhido um novo delegado de base para representar os auxiliares de serviços gerais.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC), Tião Santos, a pauta inicial previa a discussão de mudança de níveis das categorias funcionais e a escolha do novo delegado.

“A assembleia contou com a participação de todas as categorias. Foi bastante proveitosa”, informou Tião Santos.

Pagamento de progressão funcional e do 1/3 do piso salarial nacional dos profissionais da educação referente ao período de 15 dias de férias do meio do ano, além do não atendimento a requerimentos formais dos servidores foram deliberados na assembleia.

Tião explicou que apenas os quinquênios estão sendo pagos pela administração. As progressões funcionais e o retroativo do 1/3 do salário dos profissionais da educação referentes ao período indicado serão exigidos via ação judicial.

O presidente informou ainda que os servidores que promoverão ações através da assessoria jurídica do sindicato deverão providenciar os contracheques de janeiro e dezembro de 2013, dezembro de 2017, além do último contracheque recebido em 2018. Além disso deverão encaminhar também os documentos pessoais e um comprovante de residência.

A nova delegada de base do município é a motorista Maria Naldileide Azevedo Casado, lotada na Secretaria de Saúde.

2 de julho de 2018

Opinião

IMPOSTO SINDICAL E SINDICALIZAÇÃO

Janiel César

A decisão de tornar facultativo o imposto sindical tomada pelo Supremo no dia 29 de junho não afeta os sindicatos que realmente desenvolvem ações em suas bases.

Contudo, é importante ressaltar que o movimento precisa financiar suas ações. A orientação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em reportagem veiculada em seu site no mesmo dia da decisão do STF, é efetivar a cobrança mediante decisão de assembleia.

A CUT sempre foi uma defensora histórica da contribuição facultativa. Apesar disso, a Central se preocupa com o endossamento da reforma trabalhista no STF.

Segundo Quintino Severo, secretário de Administração e Finanças da Central, “a CUT vai continuar atuando e orientando seus sindicatos a buscarem uma sustentação autônoma”.

Com uma média de sindicalização de 33%, contra 11% da média mundial, não há dúvidas que a CUT é uma Central reconhecida pela sua base e o SINPUC é parte dela.

________
Janiel César é secretário de Comunicação do SINPUC.

De volta ao batente

DIRIGENTES RETOMAM TRABALHO DEPOIS
DE DUAS SEMANAS DE RECESSO JUNINO

Após duas semanas de recesso os dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) voltaram ao trabalho nesta segunda-feira, 02 de julho.

Na primeira semana do mês o presidente do sindicato, Tião Santos, irá à cidade de São Paulo.

O motivo da agenda na capital paulista é uma visita à sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para discutir ações ligadas à defesa de direitos dos trabalhadores na Paraíba.

No retorno, o presidente se reunirá com o secretário de Comunicação do SINPUC, Janiel César, para o planejamento de um programa de rádio que será veiculado na Rádio Comunitária Boa Esperança FM, do município de Pedra Lavrada.

Além da veiculação do programa no rádio, os dirigentes querem a publicação de uma live no perfil do Facebook do SINPUC.