15 de junho de 2011

Entendimento

REAJUSTE SALARIAL DE PROFESSORES É NEGOCIADO EM DAMIÃO

Gestores municipais aguardam correção no projeto-de-lei e querem zelar pelo diálogo com o sindicato

A secretária de educação, Josineide Pontes, e a tesoureira da Prefeitura de Damião, Ediana Soares, receberam os dirigentes do SINPUC e deram esclarecimentos sobre o atraso do reajuste dos professores do município.

Ontem pela manhã os sindicalistas estiveram na cidade para saber o motivo do descumprimento do acordo firmado pela gestão e o sindicato, em audiência no Ministério Público de Barra de Santa Rosa, no dia 28 de abril.

Em reunião demorada Ediana Pontes e Josineide Soares afirmaram que o projeto de reajuste só não foi encaminhado para a Câmara Municipal porque contém erros nos percentuais de reajuste das categorias de professores. O equívoco foi cometido pelo assessor pedagógico do município. “Não pode haver diferença de percentual entre os professores. É preciso estabelecer a isonomia”, declarou Cícera Batista, secretária-geral do SINPUC.

Pagamento retroativo

Segundo a tesoureira Ediana Soares o dinheiro para o pagamento dos professores está na conta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) do município. “Na hora que sair o projeto a gente paga o retroativo”, garantiu.

Mesmo com a disposição em resolver o problema dos professores, o presidente do SINPUC cobrou celeridade no processo. “Mais de trinta dias se passaram e não houve efetivação do acordo. É preciso agilizar os encaminhamentos”, falou Tião dos Santos. A secretária de educação, Josineide Pontes, reconheceu o problema e disse que pretende continuar com uma boa relação com o SINPUC. “A prefeitura quer manter o diálogo aberto e franco”, afirmou.

Outras demandas

As gestoras ainda explicaram o porque da demora em conceder adicional de periculosidade e insalubridade para o eletricista, coveiro e garis do município. De acordo com Ediana Soares, a equipe médica do Ministério do Trabalho (MTE), responsável pela avaliação do grau de risco enfrentado pelos servidores, cobra 60 mil reais para fazer o trabalho. A tesoureira disse ainda que a ação do MTB é burocrática e lenta.
Josineide Pontes: "Passado é passado. Houve realmente esse impasse, mas a partir de agora vamos manter o contato".
 O pessoal do SINPUC ainda reclamou da falta de diálogo entre a administração municipal e o sindicato. As gestoras reconheceram a falha e garantiram que isso é um problema superado. “Passado é passado. Houve realmente esse impasse, mas a partir de agora vamos manter o contato”, garantiu Josineide Pontes.

Ao final do encontro a secretária de finanças do SINPUC, Rosinha Santos, solicitou o cumprimento do desconto anual do imposto sindical no contracheque de cada servidor.

Assembleia cancelada
 
Por causa da conversa com a secretária de educação e a tesoureira do município, a assembleia que estava marcada para às 15h30 com os professores foi cancelada.

Antes de deixar a cidade, a equipe se reuniu rapidamente com parte da categoria na Escola Municipal Alexandre Diniz da Penha, explicou o que foi discutido na sede da prefeitura e todas as medidas que serão tomadas a partir de agora pela gestão local e pelo sindicato.

Os delegados de base do SINPUC em Damião, Ednaldo Rocha e Adailton Silva, fizeram parte do diálogo e informaram aos outros professores sobre o cancelamento da assembleia. A prefeita Maria Eleonora estava em João Pessoa, mas garantiu, por telefone, que voltaria para Damião ontem já com o projeto corrigido.