11 de junho de 2011

Desfiliações

DESFILIAÇÃO DE MEMBROS DO SINPUC É EVITADA EM BARAÚNA

Secretário de administração desconhecia os procedimentos formais para a saída dos servidores do sindicato

Vítima de procedimento equivocado da secretaria de administração da prefeitura de Baraúna, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú (SINPUC), através de sua diretoria, reuniu-se no início da semana com o secretário Gidevaldo da Costa Silva para esclarecer como deve ser o procedimento para a retirada de servidores da lista de desconto sindical da folha de pagamentos do município.

De acordo com o delegado de base do SINPUC em Baraúna, Natanael Gomes de Oliveira (Major), alguns servidores estavam sendo desligados do sindicato sem que ninguém tomasse conhecimento.

A ação seria do secretário Gidevaldo Costa. Sebastião dos Santos esteve em Baraúna para conversar com o representante da administração e a assessoria jurídica do município. Embora a advogada Fabiana Agra não tivesse comparecido ao encontro, por estar em outro compromisso, Gidevaldo Costa e o contador Itamar Cunha conversaram com os representantes do sindicato e afirmaram que alguns servidores haviam solicitado as desfiliações.
"Em Baraúna o servidor deve procurar Major para apresentar o requerimento".
O presidente do SINPUC esclareceu que as desfiliações, de acordo com o estatuto e com a legislação sindical em vigor, só podem ser realizadas mediante requerimento do servidor ao próprio sindicato. Recebido o pedido, o SINPUC encaminha o nome do solicitante à secretaria de administração, responsável pelo setor de recursos humanos, para que a administração interrompa o repasse para o sindicato. “Em Baraúna o servidor deve procurar Major para apresentar o requerimento”, esclareceu Sebastião Santos.

O secretário de administração, Gidevaldo Costa, disse que não sabia como era o procedimento e garantiu que só vai alterar a lista de descontos de acordo com as orientações dadas pelo SINPUC no encontro.

Durante a reunião ainda foi cobrado o desconto da taxa confederativa "referente a um dia de trabalho durante um ano" dos servidores, o chamado “imposto sindical”. O SINPUC solicitou o direito em março através de um requerimento mas, até agora, a prefeitura não efetuou o desconto nos contracheques e nem havia comunicado nada para o sindicato. “O secretário nos falou que não estava sabendo onde se encontrava o requerimento, ficou de dar uma busca e apresentar a advogada para em seguida efetuar o desconto. A conversa foi consensual e proveitosa agora vamos aguardar para ver os resultados”, finalizou Sebastião dos Santos.