24 de novembro de 2011

Formação

LIDERANÇAS DO SINPUC PARTICIPAM DE FORMAÇÃO


Lagoa Seca (PB) - Durante os dias 18, 19 e 20 de novembro sindicalistas de Cubati, Campina Grande, Nova Palmeira, João Pessoa e Picuí participaram de mais um módulo do Curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) oferecido pela secretaria de formação da CUT Paraíba.

O módulo realizado no último final de semana abordou a gestão sindical cutista e foi ministrado pelo educador Flávio Marinho, ex-integrante da Escola Sindical Nordeste da CUT Nacional.

Joel Nascimento, secretário-geral da FIMETAL e secretário de formação da CUT-PB, afirmou que “o curso serve para que os dirigentes sindicais melhorem a administração de suas bases”.  “Nós estamos construindo um sindicalismo diferente”, completou Guilherme Mateus, do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba.

Para Janice Barbosa, de Cubati, a perspectiva é que os cursos de formação continuem. “Espero que essas formações continuem porque elas serão as sementes que fortalecerão a luta nas nossas bases”.

O SINPUC esteve presente em Lagoa Seca com o maior contingente de lideranças. Ao todo foram sete membros do sindicato.

“Foi muito legal trabalhar com um grupo sintonizado”, avaliou Flávio Marinho.

Florianópolis (SC) - Tião Santos, presidente do SINPUC, representa a Paraíba juntamente com o secretário-geral de formação da CUT-PB, Joel Nascimento, no XVII Encontro de Política Nacional de Formação da CUT (PNF).

O evento foi iniciado na última quarta-feira (23) e segue até amanhã (25) na Escola Sindical Sul, em Florianópolis.

150 representantes de todo o país discutiram hoje o impacto das tecnologias de informação e comunicação no âmbito da formação sindical e o Plano Nacional de Formação para 2012. Tião Santos será um dos responsáveis por essa política na Paraíba, já que integra o coletivo de formação no estado.

“O encontro está sendo muito proveitoso. As abordagens das questões são pertinentes para a nossa luta e apontam estratégias para nossos desafios. Não podemos pensar em luta sindical se não tivermos munidos de informações e sem conhecermos a conjuntura atual da política em defesa da classe trabalhadora. É preciso formar dirigentes e base para enfrentarmos nossos conflitos e desafios”, declarou Tião Santos.