6 de fevereiro de 2012

Bloco de notas

SINPUC entrega pauta de reivindicações ao prefeito José Petronilo

No dia 30 de janeiro os dirigentes do SINPUC entregaram uma pauta de reivindicações ao prefeito de Nova Palmeira, José Petronilo. No documento os sindicalistas exigem: o reajuste salarial dos professores do município de acordo com a Lei do Piso Nacional; correção da perda salarial dos profissionais que recebem seus vencimentos acima do salário mínimo que, ha mais de quatro anos, não têm reajuste; melhoria da remuneração dos agentes administrativos que hoje recebem apenas o mínimo; instituição da comissão para elaborar a minuta do PCCR da Saúde que já vem sendo discutido pelos profissionais e o sindicato desde julho de 2010 e concurso para professor do Ensino Fundamental I.

José Petronilo afirmou que vai buscar soluções para os problemas informados pelo SINPUC, mas não assegurou o atendimento a todas as reivindicações.

O gestor se comprometeu em fazer simulações na folha de pagamento, com os percentuais indicados pelo sindicato, a fim de avaliar a situação. Para os servidores que ganham acima de um salário, o prefeito se dispôs a fazer um acréscimo proporcional ao do salário mínimo para evitar perda. O gestor reconheceu ainda a necessidade da implantação do PCCR da Saúde e disse que o assunto será estudado pelo setor jurídico da prefeitura. O déficit de professores no município poderá ser parcialmente resolvido com utilização de monitores do PETI graduados em pedagogia. Se o problema persistir, será estudada a possibilidade de um processo seletivo, mas o concurso público está descartado.

“Após a reunião ficou acordado que logo em breve o SINPUC vai procurar o gestor para ver o andamento de tudo isso”, garantiu Tião Santos. “Consideramos que, a princípio, tivemos uma reunião consensual e proveitosa, porque todas as reivindicações foram acatadas com perspectiva de solução, mas o sindicato não ficará de braços cruzados”, alertou.

Locutor da Rádio Comunitária Rural FM entrevista Tião Santos

No dia 31 de janeiro, em Baraúna, Tião Santos concedeu entrevista ao radialista Welington Santos, da Rádio Comunitária Rural FM. A visita ao município foi motivada por uma onda de desfiliações, supostamente, motivada pelos gestores do município.

Durante a conversa na rádio comunitária, Tião Santos mostrou os trabalhos que o sindicato desenvolve em Baraúna, falou sobre as lutas no município e destacou a necessidade de os trabalhadores denunciarem os problemas pelos quais passam dentro da administração local.

Ainda durante a entrevista, o presidente do SINPUC abordou o processo eleitoral do sindicato e explicou como ocorre a escolha do delegado de base do município. A eleição do representante de Baraúna será no dia 10 de fevereiro. A nova Diretoria-executiva será eleita em abril.

“Queremos enfatizar que mesmo com a suposta campanha de desfiliação manipulada por um grupo que não tem interesse e nem quer ver os trabalhadores sindicalizados e unidos, iremos manter a base em Baraúna, independentemente do número de sócios. Afinal, temos pessoas prontas para tocar a luta”, garantiu Tião Santos.