16 de março de 2012

Conquista

AGENTES DE LIMPEZA PÚBLICA DE NOVA PALMEIRA
RECEBEM EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Na primeira quinzena de março, os Agentes de Limpeza Pública de Nova Palmeira receberam, da Secretaria de Infraestrutura, kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O material havia sido solicitado pelo SINPUC em 2010, após ouvir a categoria. Além dos kits de EPI o SINPUC também exigiu a diminuição da jornada de trabalho dos agentes de oito horas, intercaladas em dois turnos diários, para seis horas corridas.

“Na época, a categoria foi atendida imediatamente com a redução da jornada de trabalho. O equipamento de proteção foi um compromisso cumprido agora pela prefeitura”, reconhece Tião Santos, presidente do sindicato.

O SINPUC tem uma preocupação especial com a proteção da saúde dos servidores envolvidos com trabalhos insalubres.  “Eles ficam expostos às doenças. A legislação garante o direito ao kit EPI, mais um adicional no salário. Os Agentes de Limpeza Pública de Nova Palmeira têm percentual de 20% de insalubridade sobre os vencimentos básicos. A melhoria salarial também foi reivindicação do sindicato”, explica.

A Secretaria de Saúde do município também está atenta às necessidades de proteção dos trabalhadores. É preciso manter o diálogo para que os benefícios se universalizem para todas as categorias de trabalhadores que exercem suas funções em ambientes insalubres. “Estamos felizes por termos a certeza que estamos contribuindo para a saúde e melhores condições de trabalho dos nossos associados”, concluiu Tião Santos.