SERVIDORES DE BARAÚNA: QUINZE ANOS
DE TRABALHO E COMPROMISSO
Jadiel dos Santos Lima
Os servidores públicos de Baraúna, aprovados no concurso de 1997, completaram 15 anos de serviços prestados à administração municipal no dia primeiro deste mês. A seleção foi realizada na administração do prefeito Severino Pereira Gomes.
Em 1999, já na administração de Adilson José de Azevedo, o certame foi alvo de uma ação judicial pedindo sua nulidade. Em 2005, a então prefeita Maria de Fátima Ribeiro Silva publicou um decreto e efetivou os servidores.
O decreto da gestora baseou-se numa vitória que obtive na justiça quatro anos antes. Como fui aprovado em 1997, uma decisão judicial de 1999 acabou me afastando do exercício da função de auxiliar administrativo. Impetrei recurso e, em 2001, a justiça entendeu que eu deveria ser reintegrado à função.
Com a minha vitória, há 11 anos, a prefeita se sentiu segura para nomear os demais concursados.
Hoje, o processo continua ativo e encontra-se em tramitação no Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Com ele, a estabilidade dos servidores permanece sub judice.
Entendemos que os 15 anos de trabalho no município são também 15 anos de luta e de esperança. Já obtivemos algumas vitórias, mas o processo ainda não transitou em julgado, como se diz na terminologia jurídica.
Com a vinda do SINPUC para Baraúna, o enfrentamento continua e é reforçado. Estamos focados no apoio à nossa base e na perspectiva de resultados positivos para todos nós.
Esperamos, honestamente, que a decisão final do STJ preserve o trabalho de mais de 100 cidadãos que, nestes 180 meses, mantém a administração pública em pleno funcionamento e atendendo uma população de 4.220 baraunenses.
Aos que se encontram no batente, apesar das incertezas, damos os nossos mais sinceros parabéns por este tempo de perseverança e determinação.
_____________
Jadiel dos Santos Lima
é administrador de empresas, auxiliar administrativo da Prefeitura de
Baraúna e delegado de base do Sindicato dos Servidores Públicos
Municipais do Curimataú (SINPUC). Atuou no setor de turismo empresarial
em Brasília, Paraguai e Argentina (1999), exerceu as funções de Agente
Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor no IBGE (Censo de
2000) e foi vereador do município (2005-2008).