29 de setembro de 2013

Formação

DIRIGENTES DO SINPUC PARTICIPAM DE CURSOS EM PERNAMBUCO


O presidente e a secretária de comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú (SINPUC), Sebastião Santos e Edilândia Ferreira, participaram entre 25 e 28 de setembro, dos cursos de Desenvolvimento de Políticas Públicas e Ação Regional (DPPAR) e Formação de Formadores Dirigentes Sindicais (FDD).

O DPPAR ocorreu no município de Itamaracá, em Pernambuco, a partir do dia 25. O programa da Central Única dos Trabalhadores (CUT) capacitou 20 sindicalistas de todo o Nordeste. Sebastião Santos foi um dos três selecionados no estado da Paraíba.

Objetivos

O objetivo do DPPAR é formar dirigentes sindicais para atuar nos espaços de representação social e consolidar a luta qualificada por políticas públicas humanizadoras nos conselhos, fóruns, conferências e outros cenários de equilíbrio entre o Estado e a sociedade.

“Acredito que esse curso vai nos permitir, enquanto sindicalistas, qualificar nosso discurso e nossa atuação nos espaços de controle social”, avalia Sebastião Santos. 

O primeiro módulo do curso, realizado em Itamaracá, teve como tema “Estado e desenvolvimento” e abordou os seguintes eixos: consolidação de um Estado democrático e um novo padrão de desenvolvimento; perspectiva para ação da CUT na disputa de projetos de Estado e sociedade; o enfoque territorial nas políticas públicas; o território e a intervenção da CUT; o papel dos conselheiros; a participação social nos conselhos e conferências de políticas públicas; mapeamento da participação da CUT nos conselhos nacionais, nos estados; e as questões comuns e desafios para a ação sindical nos espaços de representação.

O primeiro módulo do DPPAR foi encerrado ontem. “Somos contrários ao modelo de desenvolvimento econômico que o Estado, atrelado ao capitalismo, insiste em cultivar de forma desordenada e sem respeitar o planeta e o meio ambiente”, finaliza Sebastião Santos.

No dia 26, em Olinda, teve início o FDD. A proposta é capacitar lideranças sobre a história, estrutura e organização da CUT e, ainda, permitir a multiplicação desses conhecimentos entre os dirigentes sindicais ligados à central. Com o curso, a secretária de comunicação, Edilândia Ferreira, passa a compor o coletivo de formação da CUT na Paraíba.

O SINPUC participa do FDD desde 2010 e, agora, passa a ter dois dirigentes no coletivo da CUT no estado. O primeiro módulo do curso também foi encerrado no dia 28.