UMA DATA QUE INTERESSA À SOCIEDADE
Sebastião Santos
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é uma pessoa da própria Comunidade, mas que está preparado para desempenhar o ofício de sua função, orientando as famílias a cuidarem de sua própria saúde.
Esse profissional atende os moradores de casa em casa fazendo a saúde preventiva do cidadão. Portanto, ser agente de saúde é ser povo, é ser comunidade, é viver o dia- a- dia de seu Povo e ainda ser o mensageiro de saúde da sua comunidade.
Na maioria das vezes esses profissionais enfrentam sol quente, chuva e as diversas variações climáticas do tempo, mas não deixam de desempenhar seu papel de Orientador. São na verdade o “termômetro da sociedade brasileira”.
Pois, no âmbito da saúde, só eles conhecem de perto a realidade e a intimidade das famílias. Há determinados momentos em que esses heróis são mal interpretados por pessoas que desconhecem sua real importância em cultivar a saúde preventiva. Mas essa brava gente não se dá por vencida e segue adiante na caminhada do seu cotidiano.
Homenagear esses verdadeiros profissionais é reconhecer e divulgar o eficiente trabalho que estes servidores públicos municipais vêm desenvolvendo nos municípios brasileiros através da construção do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), sistema esse que é tão criticado, porém de grande valia para garantir a saúde de toda população brasileira.
Em nome do SINPUC, quero externar a satisfação em ter essa categoria na nossa Base Sindical.
Entendemos que esses servidores são de grande importância para o fortalecimento da luta em defesa da classe trabalhadora que é o norte do nosso sindicato. Os ACS’s têm demonstrado, ao longo dos tempos, o exemplo de luta e perseverança frente aos desafios impostos por uma sociedade capitalista e unilateral.
Consideramos essa categoria o espelho para muitas categorias que ainda encontram-se subserviente às imposições de uma sociedade modelo do projeto Neoliberal, na qual ainda resiste o novo projeto de sociedade que almejamos e lutamos, que é o projeto de sociedade Democrática e Bilateral, em que o cidadão deixa de ser objeto do sistema e passa a ser protagonista dele.
Nesse sentimento queremos parabenizar todos os agentes de saúde, especialmente os que são sócios do nosso SINPUC.
Parabéns pela Sapiência e pela Paciência também.
Obrigado pela Coragem que Contagia a fraqueza de muitos.
______________________
Sebastião Santos é pedagogo, especialista em educação de jovens e adultos, professor efetivo da educação básica na rede pública municipal de Picuí e Nova Palmeira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú, do Conselho de Educação de Nova Palmeira e da Câmara Municipal do mesmo município, integra o Coletivo Estadual de Formação da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB), é membro do Conselho do Orçamento Democrático da Paraíba na 4ª Região Geoadministrativa e do Conselho Estadual.