4 de outubro de 2013

Palavra do presidente

DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE:
UMA DATA QUE INTERESSA À SOCIEDADE

Sebastião Santos

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é uma pessoa da própria Comunidade, mas que está preparado para desempenhar o ofício de sua função, orientando as famílias a cuidarem de sua própria saúde.

Esse profissional atende os moradores de casa em casa fazendo a saúde preventiva do cidadão.  Portanto, ser agente de saúde é ser povo, é ser comunidade, é viver o dia- a- dia de seu Povo e ainda ser o mensageiro de saúde da sua comunidade. 

Na maioria das vezes esses profissionais enfrentam sol quente, chuva e as diversas variações climáticas do tempo, mas não deixam de desempenhar seu papel de Orientador. São na verdade o “termômetro da sociedade brasileira”.

Pois, no âmbito da saúde, só eles conhecem de perto a realidade e a intimidade das famílias. Há determinados momentos em que esses heróis são mal interpretados por pessoas que desconhecem sua real importância em cultivar a saúde preventiva. Mas essa brava gente não se dá por vencida e segue adiante na caminhada do seu cotidiano.

Homenagear esses verdadeiros profissionais é reconhecer e divulgar o eficiente trabalho que estes servidores públicos municipais vêm desenvolvendo nos municípios brasileiros  através  da construção do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), sistema esse que é tão criticado, porém de grande valia para garantir a saúde de toda população brasileira.

Em nome do SINPUC, quero externar a satisfação em ter essa categoria na nossa Base Sindical.

Entendemos que esses servidores são de grande importância para o fortalecimento da luta em defesa da classe trabalhadora que é o norte do nosso sindicato. Os ACS’s têm demonstrado, ao longo dos tempos, o exemplo de luta e perseverança frente aos desafios impostos por uma sociedade capitalista e unilateral.

Consideramos essa categoria o espelho para muitas categorias que ainda encontram-se subserviente às imposições de uma sociedade modelo do projeto Neoliberal, na qual  ainda resiste o novo projeto de sociedade que almejamos e lutamos, que é o projeto de sociedade Democrática  e Bilateral, em que o cidadão deixa de ser objeto do sistema e passa a ser protagonista dele.

Nesse sentimento queremos parabenizar todos os agentes de saúde, especialmente os que são sócios do nosso SINPUC.

Parabéns pela Sapiência e pela Paciência também.

Obrigado pela Coragem que Contagia a fraqueza de muitos.

______________________
Sebastião Santos é pedagogo, especialista em educação de jovens e adultos, professor efetivo da educação básica na rede pública municipal de Picuí e Nova Palmeira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú, do Conselho de Educação de Nova Palmeira e da Câmara Municipal do mesmo município, integra o Coletivo Estadual de Formação da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB), é membro do Conselho do Orçamento Democrático da Paraíba na 4ª Região Geoadministrativa e do Conselho Estadual.