22 de dezembro de 2013

Atividade sindical

SINPUC SE CONFRATERNIZA COM SÓCIOS DE BARAÚNA

Os dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú (SINPUC), estiveram em Baraúna, neste sábado, 21, para fazerem um balanço da atuação sindical em 2013 e se confraternizarem com os sócios do município.

Uma reunião precedeu a festa de fim de ano. Os sócios se encontraram na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Baraúna.

Sebastião Santos, Roselita Silveira, Elisabete Dantas e Jadiel Marreiro explicaram para os servidores a necessidade de manter a base coesa em trono das reivindicações trabalhistas no município. Os dirigentes esclareceram que o SINPUC não faz oposição ao governo local e que a missão do sindicato é, tão-somente, dialogar com os gestores e buscar soluções para os impasses relacionados aos direitos dos servidores verificados no âmbito da administração pública local. “Nós não somos contra ou a favor do prefeito. Nós não estamos aqui para atrapalhar a gestão ou fazer oposição ao gestor. Nossa preocupação é com a efetivação do princípio da legalidade quanto aos direitos dos nossos sócios”, afirmou o presidente Sebastião Santos.

Em Baraúna o SINPUC discutiu a ilegalidade do pagamento, com descontos, do décimo terceiro salário, a obrigatoriedade da garantia do terço de férias e, além de outras demandas individuais de cada servidor presente na reunião, os critérios para a concessão de gratificações nos vencimentos dos trabalhadores.

O sindicato vem lutando, em toda a base, para a instituição constitucional dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR’s) no âmbito das administrações municipais. “Os planos são a saída para acabarmos, de vez, com o clientelismo político na concessão de gratificações. Os acréscimos em folha devem ser reflexo de um criterioso sistema de ascensão funcional. A partir do momento que as prefeituras do Curimataú instituírem os PCCR’s em suas administrações, vamos estabelecer, de vez, o princípio da impessoalidade nas gestões municipais”, concluiu Sebastião Santos.

Em decorrência do grande número de casos particulares para serem discutidos na reunião, a secretária de finanças, Elisabete Dantas, sugeriu uma audiência dos servidores com o assessor jurídico do SINPUC, Charles Dinoá.  A data foi agendada para 15 de janeiro de 2014. Os servidores concordaram e, em seguida, foram para a confraternização com os dirigentes.