26 de fevereiro de 2014

Previdência própria

EM FREI MARTINHO, TRABALHADORES ESCOLHEM REPRESENTANTES DOS SERVIDORES ATIVOS



Dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú (SINPUC) se reuniram nesta quarta-feira, 26, com servidores de Frei Martinho para a escolha de representantes para compor os conselhos administrativo e fiscal do Instituto de Previdência Própria.

A reunião ocorreu no Salão Paroquial. Antes de definirem os nomes para os conselhos, os trabalhadores receberam informes sobre a atuação do SINPUC na base sindical e nas instâncias sindicais superiores.

Sebastião Santos, presidente do SINPUC, explicou o funcionamento da Federação dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais do Estado da Paraíba (FESPEM-PB), da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ele informou ainda que a central está focada, dentro do Congresso Nacional, na tramitação de projetos que afetam os direitos dos servidores de todo o país. Por último, Santos informou que o SINPUC vai se mobilizar, junto com as instâncias sindicais superiores, para a realização de atos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Institutos de previdência

O presidente discutiu o papel e a importância dos institutos de previdência no âmbito municipal. “Os institutos têm a vantagem de livrar os trabalhadores do fator previdenciário na hora de solicitar a aposentadoria. Mas é preciso lembrar que eles foram criados muito mais para facilitar a vida dos gestores, que passaram a evitar o confisco de recursos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, do que para reforçar os direitos dos trabalhadores”, comentou Sebastião Santos.

Em seguida, o presidente explicou que a prestação de contas destes institutos nos conselhos é estratégica porque garante o equilíbrio de suas contas e o consequente aporte financeiro para a manutenção da folha dos inativos. “Atenção à prestação de contas”, alertou enfático.

Depois das discussões, os servidores Adriano Ferreira e Sérgio Oliveira foram escolhidos como membros efetivos dos conselhos administrativo e fiscal do Instituto de Previdência Própria de Frei Martinho. Jacilene Azevedo e Aldenízia Costa são as respectivas suplentes. Os representantes dos inativos serão escolhidos em outra data.

Antes de encerrar a reunião, Sebastião Santos disse que a relação do SINPUC com a gestão de Aído Lira é consensual e que as negociações travadas no município têm sido proveitosas para todas as categorias funcionais. “Sindicato não faz oposição e nem monta palanque para prefeito. Nosso interesse é com os direitos dos servidores”, concluiu.