25 de abril de 2014

Formação

DIRIGENTES PARTICIPAM DE ATIVIDADES
EM JOÃO PESSOA, RECIFE E SÃO PAULO


Quatro dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú (SINPUC) participaram de atividades de formação promovidas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Em João Pessoa, ontem, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Paraíba (SINTTEL Paraíba), a secretária-geral, Roselita Silveira, e a secretária de finanças, Elisabete Dantas, participaram da 9ª Jornada Nacional de Debates e Tendências de Negociações Coletivas, realizada pelo DIEESE.

Sérgio Oliveira, delegado de base do município de Frei Martinho, participou do II Módulo do Projeto “Juventude da CUT em Ação”. As aulas foram ministradas durante os dias 23 e 25 de abril pela Escola Nordeste da CUT em Recife, Pernambuco, e visam à formação de lideranças para atuação crítica no movimento sindical brasileiro.

Em Guarulhos, São Paulo, o presidente do SINPUC, Sebastião Santos, participou, entre 23 e 25 de abril, da I Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT. O dirigente viajou como delegado da CUT Paraíba e integrou um quadro de 150 representantes nacionais.

A I Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT levou quatro palestrantes ao Centro Cultural Adamastor. O sociólogo e professor da UNESP de Marília, Giovanni Alves, apresentou o tema “Processo produtivo capitalista e Saúde do Trabalhador: características e problemas dos novos modelos de exploração do trabalho”. “Agrotóxicos, meio-ambiente e modelo de desenvolvimento agrário” foi o assunto abordado pelo economista Guilherme Costa Delgado, consultor da Comissão Brasileira de Justiça e Paz. Heleno Rodrigues Correa Filho, médico epidemiologista da UNICAMP, discutiu “Os novos e velhos padrões de adoecimento no trabalho”. Maria Maeno, médica e pesquisadora da Fundacentro, tratou dos “Limites e possibilidades dos modelos de intervenção”.