15 de outubro de 2014

Homenagem

O PROFESSOR, OS NOVOS CIDADÃOS
E O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL

Um quinto da população brasileira frequenta a escola. Somos a sexta economia do mundo e estamos em 88º lugar no ranking internacional de desenvolvimento da educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Os dados não deixam dúvidas: o professor da educação básica, que atua em escolas do interior do país, é o profissional responsável por 40 milhões de alunos e desempenha um papel estratégico para o desenvolvimento nacional.

Dois atores são fundamentais para a existência de escolas: o primeiro é o aluno e, o segundo, é o professor. O aluno é um cidadão em formação. O professor é o sujeito que ajuda esse novo cidadão na sua caminhada e na sua relação com o mundo.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú (SINPUC) tem batalhado, incansavelmente, para que os professores de sua base tenham os seus direitos garantidos. O SINPUC tem sido uma instância de luta para que os educadores dos municípios de Baraúna, Damião, Frei Martinho, Nova Palmeira, Olivedos, Pedra Lavrada e Picuí sejam contemplados com melhorias salariais, planos de carreira e formação permanente.

O SINPUC acredita e reconhece a posição estratégica que os profissionais docentes exercem nesses municípios. As práticas dos professores comprometidos são o fundamento para que outros profissionais surjam no cenário nacional.

O Plano Nacional da Educação (PNE), apresentado recentemente pelo governo federal, a instituição do piso nacional, a construção de novas escolas e o investimento em tecnologias modernas que auxiliarão as práticas pedagógicas, são bons indicadores para fazer do Brasil uma nação preparada para enfrentar os seus próprios desafios.

Neste contexto volta à cena a figura do professor contemporâneo, um sujeito que “ensina aprendendo”, em parceria com um “sujeito que aprende ensinando”, nas palavras de Paulo Freire.

Aliado a tudo o que tem sido feito atualmente para mudar a educação brasileira queremos, sempre, que o professor seja o foco de uma política que forme cidadãos capazes e motivados para tornar o Brasil cada vez maior.

Parabéns professor, pelo seu dia, sua importância e, principalmente, pela formação dos novos cidadãos brasileiros dentro das regiões do Seridó e Curimataú paraibanos!

Receba esta homenagem da Diretoria do SINPUC.

Nova Palmeira-PB, 15 de outubro de 2014