NA 7ª CMS DE CAMPINA GRANDE
O secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC), Sebastião Santos, participou nesta quinta-feira (09) da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Campina Grande (7ª CMS-CG), realizada no auditório do Colégio Imaculada Conceição, Damas.
O dirigente atendeu a uma solicitação da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) e representou o movimento sindical do estado no evento articulado pelo Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande.
Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” a 7ª CMS-CG é uma etapa inicial para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em dezembro e terá o mesmo tema.
No documento orientador da 15ª CNS, O Conselho Nacional de Saúde “reafirma o papel das conferências como processo político-mobilizador de caráter reflexivo, avaliativo e propositivo” e orienta para que a conferência “não seja vista meramente como um evento”.
As conferências municipais seguem as diretrizes do Conselho Nacional de Saúde que estabeleceram um eixo-transversal, intitulado “Reformas Democráticas e Populares do Estado” e sete eixos temáticos: direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação e controle social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público-privado; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do SUS e, por último, ciência, tecnologia e inovação no SUS.
Tema
Sebastião Santos proferiu a palestra “Políticas e educação em saúde: conquistas históricas e desafios atuais”, dentro do eixo-temático “Valorização do trabalho e da educação em saúde”.
O conteúdo que norteou a apresentação do dirigente na conferência foi produzido com o apoio da CUT Nacional e da professora Joaquina Amorim.
A qualidade das discussões em torno dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração da Saúde (PCCRS) na base do SINPUC, aliada à participação de Sebastião Santos nas atividades de formação da CUT Nacional, credenciaram o sindicalista para integrar o grupo de palestrantes da 7ª CMS-CG.
A participação do secretário-geral do SINPUC teve destaque na conferência e gerou um debate que entusiasmou os profissionais da saúde presentes no auditório do Colégio Imaculada Conceição
Parceria
As ações de base do SINPUC são acompanhadas de perto pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado da Paraíba (SINDODONTO) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Saúde do Estado da Paraíba (SINDSAUDE).
A professora Joaquina Amorim, mestre e doutora em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP), tem acompanhado as discussões para a implantação dos PCCRS’s na base do SINPUC graças à parceria sindical firmada com o SINDODONTO desde 2012.
A luta do SINPUC em defesa da valorização dos trabalhadores e profissionais da saúde e a formação para dirigentes da CUT elevaram o sindicalista ao patamar dos mais capacitados do estado em assuntos de política de valorização neste setor.