16 de março de 2016

Olivedos

SINPUC SE REÚNE COM GRIGÓRIO SOUTO
E EVITA PARALISAÇÃO EM OLIVEDOS


Em reunião ontem com o prefeito de Olivedos, Grigório Souto, dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos do Curimataú e Seridó (SINPUC) conseguiram estabelecer o diálogo com a gestão e evitar uma paralisação dos professores no município.

O encontro ocorreu devido ao indicativo de paralisação aprovado em assembleia no último dia sete de março.

O motivo do indicativo foi a mudança na jornada de trabalho dos professores municipais. “A paralisação teve como pauta uma medida tomada pelo prefeito. Ele determinou que os professores teriam de cumprir jornada equivalente à hora-aula de 60 minutos, com atividades de 45 minutos em sala de aula. Dessa forma os professores estariam cumprindo 22 horas-aula de 45 minutos, o equivalente a 17 horas-aula de 60 minutos”, explicou o secretário geral do SINPUC, Sebastião Santos.

Santos disse também que o ato administrativo gerou insatisfação e um clima de animosidade entre os professores e a Prefeitura. “Com isso eles decidiram, através de uma possível paralisação, provocar um debate para que a gestão revisse a medida”.

Prevista para começar ontem e terminar amanhã, a paralisação foi cancelada porque Grigório preferiu estabelecer uma mesa de negociação com o sindicato e a categoria.

“Ao ser comunicado sobre a paralisação, o prefeito solicitou uma reunião com o sindicato e a categoria para averiguar a pauta e procurar resolver o impasse dentro da legalidade e de forma harmoniosa”, informou Sebastião Santos.

Durante a conversa o sindicato expôs a pauta e os professores tiveram a oportunidade de fazer seus questionamentos. 

Em seguida o prefeito fez uma exposição das dificuldades financeiras que o município vem enfrentando e se mostrou sensível à reivindicação da categoria.

Ele se comprometeu em consultar a assessoria jurídica do município e analisar todos os questionamentos dos professores. Em seguida, Grigório Souto agendou uma nova reunião com a comissão provisória de negociação e o sindicato.

Sindicato e professores decidiram suspender a paralisação e aguardar uma proposta concreta do prefeito. Na próxima terça-feira, às 13h todos voltarão a se encontrar, na Secretaria Municipal de Educação.

“A categoria saiu muito esperançosa e entendeu que o prefeito se mostrou disposto a atender a pauta e manter o compromisso com a qualidade da educação do município”, finalizou Sebastião Santos.