27 de abril de 2016

Curimataú e Seridó

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR
SÃO TEMAS DE DISCUSSÃO EM SEMINÁRIO


A Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) realizaram, ontem, em Nova Palmeira, o I Seminário de Controle Social em Saúde do Trabalhador das Regiões do Curimataú e Seridó.

Participaram do evento representantes dos municípios de Cuité, Picuí, Cubati, Frei Martinho, Baraúna, Pedra Lavrada, Damião, Nova Palmeira e São Vicente do Seridó.

O presidente da Câmara Municipal de Nova Palmeira, Sebastião Azevedo (Bastinho), fez a abertura dos trabalhos e deu as boas-vindas aos participantes.

Lucildo Oliveira, prefeito de Damião, também esteve na abertura do seminário. Ele destacou o diálogo com o sindicato e disse que sempre foi um parceiro do SINPUC.

Evanuel Bezerra, presidente da Câmara Municipal de Cuité, e as secretárias de Saúde de Nova Palmeira e São Vicente do Seridó, Wilma Castro e Gezy Nascimento, também compareceram ao evento.

Joel Nascimento, Secretário Geral da CUT-PB, falou sobre o momento da política nacional e enfatizou a necessidade de organização dos trabalhadores para evitar perdas de direitos e conquistas sociais.

A Secretária de Saúde da CUT-PB, Maria das Dores Mota e o secretário adjunto, Sebastião Santos, coordenaram todas as atividades do seminário.

Palestras

A assistente social, Maria Gloriete Paulo, e a odontóloga Joaquina Amorim conversaram com o público sobre a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador (PNSST) e sobre o Controle Social no âmbito da PNSST.

As palestrantes são referência no assunto, com especialização, mestrado e doutorado na área de saúde pública.

Gloriete Paulo é integrante do quadro técnico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (CEREST-CG). Joaquina Amorim é delegada regional do Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Saúde do Estado da Paraíba (SINDSAUDE) e do Sindicato dos Odontologistas do Estado da Paraíba (SINDODONTO).

Encaminhamentos

Após os debates foi eleita uma comissão regional com o objetivo de promover uma capacitação em controle social voltada para conselheiros de saúde dos 12 municípios da 4ª Região Geoadministrativa do Estado.

A formação será nas cidades de Picuí e Cuité, nos dias 9 e 10 de junho.  Em Picuí, participarão os conselheiros de Frei Martinho, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, São Vicente do Seridó e Cubati. No dia seguinte, em Cuité, serão capacitados os conselheiros de Baraúna, Barra de Santa Rosa, Damião, Nova Floresta e Sossego.

Os componentes da comissão, Wilma de Castro, Maria das Dores Mota, Carlos Eduardo, Maria José de Oliveira (Vanusa Oliver) e Jardel Galdino vão fazer um diagnóstico da situação de todos os conselhos e, em seguida, definirão a logística e custos da formação para cada município. 

“Ficou claro que, atualmente, os conselhos municipais estão enfraquecidos e é preciso fortalecê-los através dessa formação,” concluiu o secretário adjunto da CUT-PB, Sebastião Santos.