11 de agosto de 2016

Nova Palmeira

APOSENTADOS E PENSIONISTAS TÊM SALÁRIOS ATRASADOS

Servidores inativos de Nova Palmeira estão enfrentando problemas para receberem seus salários em dia. O município vem atrasando o pagamento de salários desde o segundo semestre de 2015.

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Nova Palmeira (IPSENP) tem 98 inativos e pensionistas em sua folha de pagamento. Até maio, de acordo com o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), esse contingente recebeu R$ 622.427,97. A média mensal da folha dos inativos e pensionistas é de R$ 124.485,59.

Os dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) têm duas preocupações em relação ao IPSENP. A primeira é com o acúmulo dos atrasos que, em Nova Palmeira, já se transformou numa bola de neve. A segunda é com as condições de vida desses aposentados.

“Essas pessoas são idosas e necessitam dos seus salários para se alimentarem, se medicarem nessa etapa tão importante da vida”, explicou a presidente, Edilândia Ferreira. “Não há data- base para pagamento de funcionários e, o que é mais grave, nem tão pouco dos aposentados e pensionistas que amargam a incerteza de não receberem seus vencimentos mesmo depois de terem trabalhado durante quase uma vida inteira”, reforçou Edilândia.

Os inativos e pensionistas não receberam os salários do mês de julho. “Muitos tem procurado O SINPUC para reclamar, desabafar e falar do desrespeito”, informou a presidente.

O sindicato está recebendo as reclamações e vai acionar a assessoria jurídica para avaliar uma medida judicial em caso de continuidade dos atrasos. “A atual gestão não consegue cumprir um compromisso primordial, como o pagamento dos trabalhadores. Deveria ao menos ter respeito por essas pessoas idosas”, finalizou Edilândia.