6 de junho de 2017

Democratização da comunicação

JORNALISTA CÍCERA BATISTA REPRESENTA
SINPUC E CONFETAM NO 3º ENDC

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), em parceria com 18 instituições públicas entre as quais a Universidade de Brasília (UnB) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), realizou o 3º Encontro Nacional Pelo Direito à Comunicação (ENDC).

O evento foi realizado na capital federal entre os dias 26 e 28 de maio e contou com a participação de palestrantes do Brasil, Argentina e México.

A sindicalista e jornalista Cícera Batista, atual secretária de Comunicação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM), esteve em Brasília para acompanhar as discussões e vai pautar as demandas de comunicação nos contextos do serviço público municipal e do movimento sindical.

“O movimento social precisa vir para essa luta. Não pode ser uma luta apenas do FNDC e de entidades que atuam especificamente nesse campo. Enfrentar o monopólio privado das comunicações talvez seja a luta mais dura a ser enfrentada”, disse Renata Mielli, presidente do FNDC.

Durante o encontro foi aprovada a Carta de Brasília. O documento pontuou os temas que devem ser aprofundados pelo movimento social do país para democratizar a comunicação e garantir efetividade à agenda de lutas promovida pela sociedade.

Num dos trechos da carta os participantes afirma que “mudanças significativas no campo da radiodifusão, das telecomunicações e da internet têm sido aprovadas sem que a população em geral sequer seja informada”.

A carta ainda denuncia a demissão de jornalistas e radialistas, a manipulação da informação, a detenção e condenação de blogueiros e comunicadores comunitários, o desmonte do sistema público de radiodifusão, a remoção de conteúdos na Internet, a adoção de práticas de vigilância em massa nas redes, a restrição à liberdade de expressão nas universidades e escolas, a censura às expressões artística e cultural e o desrespeito à ética jornalística.