7 de julho de 2017

Frei Martinho e Olivedos

SINPUC SE REÚNE COM AGENTES DE SAÚDE
E DE COMBATE A ENDEMIAS

Dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) se reuniram com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Frei Martinho e Damião para dar prosseguimento à pauta de reivindicações aprovada no I Seminário regional ACS’s e ACE’s, realizado em março no município Picuí.

Frei Martinho. A reunião com os agentes ocorreu na quarta-feira (05) e teve como pauta a Assistência Financeira Complementar (AFC), insalubridade, direito à licença-prêmio, opção pela forma de pagamento em prêmio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e a preparação dos agentes para a Conferência em Vigilância de Saúde Pública.

Olivedos. Reunidos no município na quinta-feira (06), os dirigentes discutiram uma pauta semelhante a de Frei Martinho, mas acrescentaram na conversa com os agentes o direito ao adicional de gratificações e debateram a tramitação do Projeto de Lei 6.437/2016.

Tanto em Frei Martinho quanto em Olivedos, o presidente, Sebastião Santos, abordou a inviabilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22 de 2011 que fixa, no seu § 9º, o piso de dois salários mínimos tanto para os ACS’s quanto para os ACE’s.

A avaliação do SINPUC é que a PEC 55/2011 é mero jogo político tendo em vista que o Palácio do Planalto é autor da PEC 55/2016, que limita os gastos públicos e, com isso, inviabiliza a proposta que eleva o piso dos agentes.

Nos dois municípios foram criadas comissões que se reunirão com a Administração para estabelecer um diálogo sobre as pautas discutidas nos encontros.

No caso de Frei Martinho, a comissão se reúne com Aído Lira na próxima quinta-feira (13). Em Olivedos o encontro com Deusinho Leonardo ainda não foi agendado.