17 de outubro de 2017

PICUÍ

SINPUC REALIZA 1º ENCONTRO DE TRABALHADORES E TRABALHADORES DA SAÚDE NA REGIÃO DO SERIDÓ E CURIMATAÚ PARAIBANO

O SINPUC - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú - realizou no último sábado, dia 14 de outubro de 2017, a partir das 08:00 horas da manhã, no auditório da prefeitura municipal de Picuí-PB, o Iº Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras da Saúde na Região do Seridó e Curimataú Paraibano. O evento teve como tema central quais são os "Desafios e Perspectivas para os trabalhadores da atenção básica na conjuntura atual". 

Contamos com as  presenças de vários representantes, como a do Sr° Prefeito Municipal de Picuí Olivânio Dantas Remígio; a Representante da CONFETAM (Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal) do Paraná a Srª Irene Rodrigues; o Representante da CUT/PB o  Sr° Joel Carlos e outras representações importantes que contribuíram muito para o encontro com suas análises e perspectivas sobre o grave momento em que estamos vivendo atualmente. Na oportunidade o Srº Joel Carlos fez o lançamento da Campanha Nacional da CUT pela anulação da temida Reforma Trabalhista, onde a Paraíba deverá recolher no mínimo 100 mil assinaturas contra este projeto que fere os trabalhadores. 

O evento teve como palestrante a Srª Irene Rodrigues que fez um resgate histórico da luta dos ACS's e ACE's, expondo também a situação atual dos mesmos a nível de Brasil. Colocando os avanços e as perdas dessa categoria, ela comentou sobre a importância da participação no movimento sindical e o enfrentamento que os trabalhadores deverão ter com os Deputados Federais e com os Senadores a nível local na próxima eleição, já que, em Brasília eles representam os patrões burgueses e estão retirando do povo os seus direitos trabalhistas.


Na parte da Tarde a discussão ocorreu em torno da PNAB (Política Nacional de Atenção Básica), onde houve a participação dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias tirando dúvidas e expondo seus pontos de vista a respeito do referido tema. O encontro teve como objetivo discutir e empoderar os trabalhadores e trabalhadoras da saúde sobre os desmontes do SUS especialmente na estratégia da saúde da família, pelo governo federal. Se fizeram presentes os trabalhadores dos Municípios de Nova Palmeira, Picuí, Pedra Lavrada, Frei Martinho, Olivedos, Damião e São Vicente do Seridó.