31 de outubro de 2017

Assembleia Geral

SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS SE REÚNEM EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

No último dia 26 (quinta-feira), às 15h00min na subsede do SINPUC em Picuí, reuniram-se em assembleia geral extraordinária, os servidores públicos do município, para discutir e deliberar alguns encaminhamentos de luta em defesa da campanha de reajuste salarial para as categorias que recebem acima do salário mínimo. A secretária da mulher do SINPUC e também representante da CONFETAM, a senhora Cícera Isabel iniciou a assembleia saudando a todos os presentes e discorrendo sobre a importância da organização da classe trabalhadora, principalmente num momento de retirada de direitos trabalhistas como o que vivemos atualmente, bem como do desmonte das políticas públicas que até então vinham beneficiando a classe trabalhadora.


Após sua explanação, ela passou a palavra ao presidente do SINPUC, Tião Santos que falou sobre o papel do sindicato e a necessária unidade entre os trabalhadores e sua entidade representativa. Em sua fala o mesmo disse que a pauta de reajuste salarial para os servidores que não são contemplados pela política do reajuste do salário mínimo e do piso do magistério vem sendo uma luta constante do SINPUC nos 09 municípios que compõem a base. O presidente informou ainda que os servidores que recebem acima do salário mínimo estão há cinco anos sem receber nenhum reajuste salarial e que tal pauta é reprimida nos gabinetes dos prefeitos desde gestões anteriores, mas que é preciso desengavetá-la, pois não dá mais para se tolerar o achatamento salarial que os servidores vem sofrendo ao longo desses anos. 

Os vereadores Wagner Henriques, Maria Ednalva Dantas, Almir Dantas e Ataíde Xavier, estiveram presentes na assembleia e pediram ao presidente um espaço para justificar aos servidores o motivo pelo qual ainda não haviam votado o projeto que estava tramitando na câmara. O espaço foi concedido e o vereador Ataíde Xavier fez uso da palavra dizendo que os vereadores da oposição não tem nenhuma objeção em aprovar tal projeto, apenas exige o compromisso do prefeito em garantir o reajuste dos servidores conforme prometido em seu programa de rádio. O vereador ainda afirmou que com a arrecadação prevista no projeto de lei, o prefeito teria recursos suficientes para garantir tal reajuste solicitado pelo sindicato.

Após muita discussão a respeito do projeto, os vereadores presentes assumiram o compromisso com o sindicato e os servidores que ali estavam, em aprovar em caráter de urgência o referido projeto, enquanto que o sindicato assumiria o compromisso com a categoria de se reunir com o prefeito do município para negociar a pauta de reajuste que se encontra no gabinete desde a gestão passada. Após os esclarecimentos do vereador e o compromisso assumido, foi deliberado que uma comissão escolhida na assembleia, iria negociar junto ao sindicato a pauta com o prefeito. O sindicato ficou responsável por encaminhar um oficio ao prefeito solicitando uma audiência com a  comissão do sindicato e o prefeito para negociar o reajuste dos servidores que encontram-se com seus salários corroídos pela inflação a 05 (cinco) anos; os planos de Cargo e Carreira e remuneração da saúde, além da regulamentação da 13ª parcela do incentivo para ACS e ACE.

Foi deliberado ainda que o sindicato iria convocar uma nova assembleia no início do mês de novembro para decidir se a categoria dos servidores irão ou não aderir à mobilização convocada pelas centrais sindicais e movimentos populares prevista para o próximo dia 10 contra todos os desmontes do governo golpista e com as desformas que encontram-se em pauta no congresso nacional e que já foram aprovadas. O presidente do sindicato avaliou a assembleia como bastante positiva e participativa. Também afirmou que ficou muito surpreso com a grande quantidade de servidores presentes e disse que só agora os trabalhadores estão começando a entender o momento que está passando o país e que é preciso se organizar para resistir.