27 de janeiro de 2018

Nova Palmeira

SINPUC REALIZA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA TODA A BASE

Com o objetivo de melhorar o desempenho das ações de base em todos os municípios, dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) reuniram-se, neste sábado, para definir um planejamento estratégico a ser seguido até a conclusão da gestão atual.

O planejamento foi realizado com o apoio da Escola Nordeste da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e contou com orientações do educador popular Danilson Pinto. A presença do formador se limitou à coordenação da dinâmica de planejamento que foi realizada, inteiramente, pelos próprios dirigentes, através de grupos de trabalho.

“Os sindicatos ligados à CUT têm preocupação, também, com a vida dos trabalhadores. Não se trata só de lutar por salários. Por isso temos secretarias da mulher, juventude e saúde”, destacou e exemplificou Danilson.

O formador chamou a atenção dos participantes sobre o potencial estratégico do segmento representado pelo sindicato. “A base sindical é maior do que o número de sindicalizados”, alertou.

Trabalho dos grupos

Divididos em grupos, os dirigentes debateram e apresentaram soluções de pequeno, médio e longo prazos sobre três eixos sugeridos pelo formador: principais desafios, integração dos municípios da base e motivação dos delegados sindicais.

Um a um os grupos discutiram internamente as proposições sugeridas e apresentaram soluções para cada ponto em uma sessão plenária.

Em linhas gerais os sindicalistas observaram problemas na ação institucional que precisam ser resolvidos. A solução deles, segundo os dirigentes, passa tanto pela ampliação dos filiados quanto pela visão da base sobre o trabalho sindical.

De acordo com a secretária da Mulher, Cícera Batista, a meta de filiação deve atingir 80% dos servidores nos sete municípios de atuação do SINPUC.

“Hoje precisamos nos unir muito mais. O sindicato é movido politicamente pela base e, financeiramente, pela contribuição dos associados”, argumentou Cícera.

O presidente do SINPUC acredita numa atuação sindical mais ampla e menos focada na folha de pagamento. Referindo-se à prevalência de reivindicações salariais Tião Santos mostrou-se preocupado com o clima de litígio entre gestores e servidores. “Sindicato não é só para apagar fogo nos municípios”, lembrou.

Encaminhamentos

Todos concordaram que o trabalho sindical deverá ser focado no ambiente de trabalho dos servidores. “Movimento sindical nasce no local de trabalho”, destacou Danilson.

Ele lamentou que ainda “há muita cobrança e pouco reconhecimento” das ações desenvolvidas pelo sindicato.

As atividades do SINPUC vão, nos próximos dias, continuar a acompanhar a vida dos trabalhadores, mas será, de acordo com as falas de hoje, ampliado também para a sociedade.

Depois do planejamento, os esforços de todos serão concentrados na Implantação, implementação e execução do que ficou definido no documento final construído na atividade de hoje.