26 de janeiro de 2018

Pedra Lavrada

SERVIDORES SUSPENDEM PARALISAÇÃO
E DÃO MAIS PRAZO A JARBAS MELO


Servidores de Pedra Lavrada, reunidos na manhã de hoje na escola Graciliano Fontini Lordão, decidiram ampliar o prazo de negociação com o prefeito do município, Jarbas Melo.

Trabalhadores do serviço público de Pedra Lavrada enfrentam atrasos no pagamento do décimo terceiro salário e, algumas categorias, no crédito do terço de férias.

Uma assembleia geral extraordinária, realizada no dia 18 de janeiro, decidiu por uma paralisação, seguida de um ato público. As ações seriam realizadas no dia de hoje.

No dia 23 o prefeito enviou um ofício ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) com uma proposta de pagamento.

Aberto o diálogo o sindicato resolveu marcar nova assembleia para rediscutir as deliberações do dia 16.

Proposta da Prefeitura

Jarbas Melo sugeriu ao SINPUC o parcelamento do terço de férias. Os valores seriam creditados nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Quanto ao crédito do décimo terceiro, o prefeito pediu mais prazo. O gestor solicitou que as negociações fossem suspensas até abril.

Deliberação

Na assembleia de hoje, os servidores rejeitaram as saídas apontadas pela administração. Apesar disso, foram suspensos o ato público e o início da paralisação das atividades até o dia 20 de fevereiro.

Nessa será realizada uma nova assembleia geral extraordinária que poderá resultar numa paralisação ou mesmo numa greve geral.

“Tudo vai depender das novas propostas de negociação”, explicou o presidente do SINPUC, Tião Santos.

Apoio do SINTAB

A assembleia geral de hoje contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e da Borborema (SINTAB).

Dirigente sindical em Campina Grande, Napoleão Maracajá, alertou os servidores de Pedra Lavrada, entre outras coisas, sobre a necessidade de união da categoria.

Ele enfatizou a necessidade de cada trabalhador mobilizar mais pessoas, fortalecer o sindicato, valorizar as ações de enfrentamento e dialogar com a população.

“O caminho jurídico é lento. A luta política tem efeito mais imediato”, explicou Maracajá. “Quem não respeita os servidores, não respeita a sociedade”, completou.

Ação judicial

Apesar da ênfase nas negociações políticas, o SINPUC já acionou a Prefeitura na Justiça. 

Ontem, a assessoria jurídica do sindicato protocolou um mandado de segurança coletivo com pedido de liminar para conseguir o bloqueio de 50% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de Pedra Lavrada. A medida poderá garantir o pagamento do décimo terceiro salário.

Para o crédito do terço de férias dos trabalhadores da educação, foi pedido o bloqueio de 30% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Agora os dirigentes do SINPUC aguardam a decisão do Poder Judiciário.