8 de fevereiro de 2018

Formação

SINPUC FORMA NOVOS DIRIGENTES SINDICAIS

Dirigentes e sócios do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) participaram, entre 02 e 07 de fevereiro, de dois módulos de formação sindical em Itapororoca, na Paraíba, e Olinda, no estado de Pernambuco.

Fabiana Pinheiro e Marcelo Santos participaram, em Itapororoca, da primeira etapa do curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB). Em Olinda, Janiel Dantas e Maria da Luz Santos concluíram mais um módulo do curso de Formação de Formadores Inicial (FFI).  

As capacitações são ministradas pela Secretaria de Formação da CUT em todo o Brasil e são articuladas pelas representações da central nos estados e municípios.

Na Paraíba a política de formação é tocada por Tião Santos que, além de presidir o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) é, também, o Secretário de Formação da CUT-PB.

O próprio Tião foi aluno desses cursos e completou sua formação em 2010. Além dele, o SINPUC já garantiu a participação de 17 sócios e dirigentes no ORSB e FFI da CUT.

“Dessas pessoas nós temos sete empenhadas na luta que continuam se capacitando e têm potencial para serem diretores”, resumiu Tião Santos.

Marcelo Santos, que participou do ORSB em Itapororoca, aprovou a atividade. “A formação foi muito positiva. Trocamos experiências com colegas do Vale do Mamanguape, aprendemos a defender nosso ponto de vista”, relatou. “Precisamos ter poder de convencimento e fundamentar as discussões. Isso é muito importante para o futuro dirigente”, avaliou.

Capacitação pedagógica

O FFI é um curso voltado para educadores sindicais que, na linguagem da CUT, são chamados de formadores. O curso enfatiza competências pedagógicas para que os dirigentes responsáveis pela formação dos novos sindicalistas consigam estabelecer uma relação ensino-aprendizagem eficaz nos ORSB.

O professor de Geografia, Janiel Dantas, atual secretário de Comunicação do SINPUC, destacou os pensadores que foram discutidos no terceiro módulo do FFI. “Trabalhamos com os autores Gramsci, Vygotsk e Paulo Freire, dando ênfase a Paulo Freire”, disse.

Janiel explicou que a Escola Nordeste da CUT, responsável pelo curso, enfatiza uma pedagogia progressista e aborda, nas atividades, a metodologia de cada autor selecionado.

Com 75% do curso concluído, ele também adiantou que a etapa final será concluída já no início do mês que vem. “A gente terá o quarto módulo. Será realizado nos dias cinco, seis e sete de março. Ou vai ser em Natal ou no mesmo local, em Olinda”.