7% SEM RETROATIVO
Em reunião na manhã de hoje, dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) negociaram a adequação do piso nacional dos profissionais do magistério público da educação básica com Jarbas Melo, prefeito de Pedra Lavrada.
O reajuste do piso nacional foi concedido por meio da Portaria 1.595/2017, assinada em 23 de dezembro. A norma passou a produzir efeitos a partir de 1º janeiro de 2018.
Com a edição da portaria os municípios ficaram obrigados ao cumprimento da regra e precisarão atualizar os salários do pessoal do magistério em 6,81%.
Todas as prefeituras do Brasil deverão enviar um projeto de lei às câmaras para regulamentar a adequação.
Pedra Lavrada
No município os profissionais do magistério público da educação básica continuam recebendo o piso de 2017. Foi formada uma comissão para negociar a atualização em conjunto com o sindicato.
Jarbas Melo recebeu o grupo na manhã de hoje e apresentou o impacto na folha. Segundo o prefeito não será possível pagar o retroativo. Ele propôs uma adequação de 7%, com validade a partir do mês de julho.
A comissão não aceitou a perda de seis meses nos salários, mas só conseguiu garantir o crédito do reajuste a partir de junho.
Tião Santos, presidente do SINPUC, agendou uma assembleia geral para a próxima quinta-feira, 07 de junho.
O dirigente vai explicar aos profissionais da educação que o projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal e os servidores que não aceitarem a proposta poderão judicializar a cobrança do retroativo com acompanhamento jurídico do sindicato.