8 de novembro de 2011

Bloco de notas

Dia do funcionário público
No dia 29 de outubro mais de 140 servidores filiados ao SINPUC comemoraram, em Nova Palmeira, o dia do funcionário público. Durante o evento foi oferecido um jantar dançante ao som de Harisson Barros.

Sindicalizados de Picuí, Baraúna, Pedra Lavrada e Nova Palmeira compareceram à festa. Uma homenagem à primeira presidente do sindicato foi realizada durante a comemoração. Maria do Carmo dos Santos dirigiu o SINPUC entre 1992 e 1993, durante o exercício da comissão provisória. Em 08 de dezembro de 2010 Preta, como era conhecida, faleceu em Campinas-SP.

“A atividade foi muito boa. Todos gostaram”, disse Tião Santos. Além disso fizemos uma bela homenagem à nossa companheira sindical e amiga Preta”, completou.

Base sindical em Frei Martinho
No dia 03 de novembro Tião Santos e Cícera Batista se reuniram com servidores de Frei Martinho para discutirem a instalação de uma base sindical no município. A proposta vinha sendo articulada desde o ano passado, mas ainda não havia sido possível concretizar o projeto por conta do número de atividades tocadas pelo SINPUC nos cinco municípios de sua base.

Durante a reunião os sindicalistas mostraram como o SINPUC atua, suas metas de trabalho em Frei Martinho, a importância de os servidores se sindicalizarem e a função dos delegados de base em cada município.

Em seguida foram escolhidas duas delegadas de base, Rita Risonete Dias (titular) e Wilma Oliveira Gomes (suplente). Após o processo eleitoral, os 40 servidores presentes debateram com os representantes do SINPUC a situação do instituto de previdência de Frei Martinho.

Uma nova reunião será marcada no município. A pauta será o déficit do instituto de previdência. Após as discussões com os trabalhadores, será agendado um encontro com os gestores de Frei Martinho para encaminhar as demandas dos trabalhadores.

“Queremos cumprir essa agenda até a semana que vem”, garantiu Tião Santos. “Nossa assembleia foi excelente. Com certeza iremos efetuar um ótimo trabalho no município”, completou.

I Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente
No dia 05 de novembro, Tião Santos compareceu à I Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente em campina Grande. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social do município.

A conferência contou com a presença de gestores públicos, representantes políticos e dirigentes de sindicatos e centrais sindicais.

A I Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente foi realizada durante os dias 04 e 05 de novembro e preparou os participantes para a conferência estadual, que será realizada nos dias 23 e 24 na capital do estado.

Durante o encontro o presidente do SINPUC, Tião Santos, foi eleito como representante sindical para a conferência estadual em João Pessoa.

Assembleia geral em Pedra Lavrada
No dia 09 de novembro os dirigentes do SINPUC estarão em Pedra Lavrada para realizar uma assembleia geral com os servidores do município. A primeira convocação para a assembleia está marcada para às 19h e, a segunda, caso não se atinja o quórum regimental, está marcada para às 19h30.

Na pauta do encontro estão previstos informes gerais, reforma do PCCR dos servidores da educação e saúde, situação do instituto de previdência municipal, aposentadorias, definição da pauta para a reunião com o prefeito Tota Guedes, conforme acordo firmado no Ministério Público de Picuí.

Decisão judicial
O juiz da Justiça Comum de Primeira Instância de Picuí, Mário Lúcio Costa Araújo, acatou o mandado de segurança que solicitou a disponibilidade do presidente do SINPUC, Sebastião Santos, para a realização dos trabalhos do sindicato.

A decisão foi publicada na edição de hoje do diário da justiça e ainda cabe recurso. No despacho o juiz afirmou: “Pedido julgado parcialmente procedente para conceder a ordem de mandado de segurança e, via de consequência, manter o direito a estabilidade do impetrante Sebastião José dos Santos enquanto permanecer no cargo de dirigente sindical, deferindo nos termos da Constituição Estadual do Estado da Paraíba o direito à sua remuneração integral enquanto estiver em exercício do mandato classista”.

Tião Santos é servidor público em Nova Palmeira e Picuí. O mandado de segurança é desfavorável à gestão de Buba Germano. Em Nova Palmeira a disponibilidade foi assegurada sem litígio.