23 de abril de 2013

Reuniões com prefeitos

EM DAMIÃO, SINPUC ENCERRA AGENDA
COM PREFEITOS DO CURIMATAÚ


Dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú (SINPUC), concluíram ontem, em Damião, a rodada de reuniões com os prefeitos da base sindical.

Os encontros com os gestores se iniciaram em Nova Palmeira, onde os dirigentes participaram de uma série de reuniões durante todo o mês de janeiro. Em Olivedos a audiência foi no dia 05 de fevereiro. Em seguida, foi a vez de Frei Martinho, onde o SINPUC teve dois encontros, um no dia 25 de fevereiro e outro no dia 21 de março. Em Baraúna, a reunião aconteceu no dia 06 de março. Em 12 de abril, os sindicalistas foram recebidos em Picuí.

Pauta

Os sindicalistas levaram uma pauta de reivindicações, contendo seis pontos, para os gestores do Curimataú: fortalecimento da gestão democrática junto à sociedade; adequação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação (PCCRE) à lei do piso nacional; implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Saúde (PCCRS) no município; cumprimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador em conformidade com as diretrizes do Plano Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho; fornecimento de kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para servidores do quadro efetivo e isonomia salarial para as categorias de servidores que recebem acima do salário mínimo.

Para a adequação à realidade de cada prefeitura, os pontos listados foram ampliados ou enxugados. Em Olivedos, Frei Martinho e Damião, por exemplo, o pagamento de salários atrasados estava na pauta.

Entendimentos

A meta do SINPUC, ao propor essas reuniões, era estabelecer o diálogo com os novos gestores do Curimataú. As relações institucionais em Damião e Picuí, por exemplo, estavam impossibilitadas pela falta de espírito público dos prefeitos.

No dia 12 de abril, quando os dirigentes estiveram em Picuí, o novo prefeito, Acácio Dantas, restabeleceu o diálogo com o SINPUC. “Quero ter vocês como parceiros”, disse.

A fala do prefeito foi reforçada pelo procurador jurídico do município, Wanderley Dantas. “O SINPUC tem um trabalho sério”, completou.

O mesmo entendimento foi conseguido em Damião, onde o SINPUC se encontrou com Lucildo Oliveira na tarde desta segunda-feira. “A esse respeito o governo disse que está de portas abertas para dialogar de forma institucional com o SINPUC, pois não vê nenhum problema em manter esse diálogo, uma vez que pretende fazer a coisa certa e reconhecer os direitos de quem tem direitos. Pretende, sempre que tratar de assunto relacionado aos servidores, convidar o SINPUC para discutir a temática”, relatou o presidente Sebastião Santos.

Comissões

Para os encontros com os prefeitos, o SINPUC formou comissões compostas por servidores de cada município. Em Picuí, a participação dos servidores foi baixa. Jucilene Gomes, Maurício Estelino e Risoneide Queiroz estiveram presentes na audiência com Acácio Dantas.

Nos demais municípios, os servidores que se comprometeram em formar as comissões cumpriram com a tarefa e contribuíram para o processo de diálogo com os gestores.

Novos delegados de base passaram a atuar no SINPUC. Em Frei Martinho, Sérgio Oliveira e Jaílma Dantas tocam os trabalhos do sindicato. Em Damião, a motorista Naldileide Azevedo é a nova representante dos servidores.