EM NOVA PALMEIRA E PICUÍ
As comissões que discutiram os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração da Saúde (PCCRS’s) entregaram, ontem, em Nova Palmeira e em Picuí, as minutas dos projetos que serão enviados às câmaras municipais em 2016.
O prefeito de Nova Palmeira, José Felix de Lima Filho (Zinho), e o secretário de Administração de Picuí, Joseilton Lima Azevedo (Itinho), receberam o documento das mãos da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC), Edilândia Ferreira.
A prefeitura de Nova Palmeira e Picuí irão fazer um estudo de impacto financeiro para, em seguida, enviarem os pré-projetos às câmaras municipais.
Novos encontros com os dirigentes do SINPUC, tanto em Nova Palmeira quanto em Picuí, foram marcados para fevereiro. A ideia é negociar eventuais alterações nos textos dos projetos de lei e nas planilhas salariais.
Os gestores se comprometeram em implementar os PCCRS’s em suas administrações. Representantes do Poder Legislativo disseram que apoiam a iniciativa e que defenderão o projeto nas câmaras.
Histórico
Os textos e as planilhas de remuneração dos servidores da saúde estão sendo discutidos na base sindical há dois anos.
Os planos de Nova Palmeira e Picuí foram debatidos com membros dos governos locais, das câmaras de vereadores, representantes dos trabalhadores e sindicato.
Os PCCRS’s demandarão um esforço das administrações para implementá-los porque as novas regras elevarão os investimentos com folha de pessoal.
Marco administrativo
Tanto em Nova Palmeira quanto em Picuí o Secretário-geral do SINPUC, Sebastião Santos, recomendou a priorização do projeto no orçamento dos municípios.
O dirigente lembrou aos gestores que a garantia de efetivação dos planos será um marco na história administrativa dos municípios, porque tanto valoriza os profissionais e trabalhadores da saúde quanto aumenta a eficiência do atendimento à população.
Os planos de carreira estão garantidos no ordenamento jurídico brasileiro desde a década de 1990, mas poucos municípios cumprem a legalidade na Paraíba.
Referência no estado
O trabalho do SINPUC, assessorado pela Sociedade Odontológica de Campina Grande (SOCG), Sindicato dos Odontologistas do Estado da Paraíba (SINDODONTO) e Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Saúde do Estado da Paraíba (SINDSAUDE), já é uma referência no estado e foi solicitado pela comissão do PCCRS de Cajazeiras análise e discussão.