19 de junho de 2017

Campina Grande

DIRIGENTES DO SINPUC CONCLUEM ORSB

Cinco dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) participaram, de 16 a 18 de junho, em Campina Grande, do terceiro e último módulo do curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB).

O ORSB é a primeira etapa de formação de dirigentes cutistas e tem três módulos. No primeiro os formandos recebem um caderno que discute “A luta dos trabalhadores no Brasil”. Três temas compõem o eixo formativo: “Desigualdade e exclusão social: marca da formação da sociedade brasileira”, “Momentos de ruptura política e participação popular” e “História da classe trabalhadora no Brasil”.

No segundo encontro, o tema central discorre sobre “O novo sindicalismo e a função da CUT”. Dessa vez, o desdobramento das aulas envolvem cinco pontos: “Os novos movimentos sociais: anos 70 e 80 no Brasil”, “As origens do novo sindicalismo”, “O novo sindicalismo e as greves que mudaram a cara do país”, “As articulações sindicais e a fundação da CUT” e, por último, em tópico específico, “A fundação da CUT”.

Terceiro módulo

O terceiro módulo, concluído ontem em Campina, é mais prático e completa o programa político-pedagógico inicial da CUT. “Trabalho de base, organização e formação no local de trabalho” é o tema principal. Ele se desdobra em cinco capítulos e 15 temas.

O capítulo I discute três temas: “Tecnicismo neoliberal: inovação tecnológica e autoritarismo”, “Opressão e resistência como faces da mesma moeda” e “O trabalho decente”.

Na sequência, o capítulo II traz mais três reflexões: “Democratização das relações e valorização do trabalho”, “OLT ou Organização e Representação Sindical de Base?” e “O fortalecimento da estrutura sindical”.

No capítulo III os sindicalistas iniciantes discutem as seguintes propostas: “Os desafios para quem faz trabalho de base”, “O jornal do sindicato e o trabalho de base” e, por último, “Conceitos, valores e atitudes”.

“Organização e Representação Sindical de Base”, “A dimensão ética e política do trabalho sindical” e “Basismo e vanguardismo, uma falsa polêmica?”, são os três pontos debatidos no capítulo IV.

O último capítulo traz apenas um tema e faz uma síntese de todo o conteúdo apresentado no módulo II. “A solidariedade como instrumento de luta” finda a formação e reafirma o compromisso político-social dos sindicatos cutistas tanto com os seus filiados quanto com a sociedade.

Sebastião Santos e Risoneide Queiróz participaram do ORSB como formadores. Janiel César, João Moura Júnior, Ceiça Costa e Alexandro de França concluíram a formação inicial cutista e estão habilitados para participar dos novos cursos.

Avaliação

“Esse curso serve como subsídio teórico para você ter um entendimento de como funciona realmente o movimento sindical. Através dele dá pra discutir, também, a conjuntura política e mostrar a visão da CUT, de como a CUT orienta os sindicatos pra fazer a política sindical”, explicou Janiel Dantas.

O dirigente também avaliou a formação realizada durante os três módulos do ORSB. “Acredito que, a partir desse curso, dá pra se ter um entendimento também de qual é o papel da CUT no movimento sindical. A CUT é uma entidade que fortalece os sindicatos e suas bases e trabalha a questão da macropolítica sindical”, concluiu.

“Nós temos alguns dirigentes que estão se empenhando bastante. Na minha visão está sendo boa a participação”, destacou a secretaria de Formação do SINPUC e formadora da CUT, Risoneide Queiróz.