22 de dezembro de 2017

Pedra Lavrada

SERVIDORES PÚBLICOS PROTESTAM NAS RUAS DE PEDRA LAVRADA 

Os servidores públicos do Município de Pedra Lavrada, localizado no Seridó Oriental Paraibano, foram às ruas na manhã desta sexta-feira, dia 22 de dezembro, para reivindicar o pagamento dos seus salários em atraso referentes ao mês de novembro, o 13º e uma data fixa para o pagamento do mês de dezembro.

O SINPUC (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú), na qualidade de entidade classista que luta pelos direitos dos trabalhadores tentou por diversas vezes que o prefeito encaminhasse para o sindicato uma proposta formal sobre a reivindicação da categoria, porém não obteve nenhum êxito, motivo pelo qual, levou a categoria a protestar na manhã desta sexta-feira. 


Os manifestantes se concentraram em frente à capela Nossa Senhora de Fátima, onde ocorreu um café da manhã acompanhado de um trio de forró. Após o café, deu-se início o ato público com fala de diversos servidores públicos externando suas indignações.

Na oportunidade os servidores inativos e pensionistas presentes fizeram uso da palavra e denunciaram o descaso do Instituto de Previdência por não pagar em dia seus devidos salários. Uma das aposentadas, que fez uso da palavra disse que todos são arrimos de famílias e os mesmos sofrem muito por não puder honrar com seus compromissos financeiros.

Após as falas, os manifestantes caminharam pelas principais ruas da cidade em direção à feira livre e lá fizeram uma parada com gritos de ordem exigindo que o prefeito pagasse seus salários em dia.

Dando continuidade ao protesto, os servidores caminharam até a sede da prefeitura e lá finalizaram a manifestação mandando uma mensagem direta para o prefeito: que se não fosse atendida as reivindicações, os mesmos voltariam às ruas com um número maior de servidores.

21 de dezembro de 2017

São Vicente do Seridó

INCENTIVO FINANCEIRO COMPLEMENTAR SERÁ PAGO AOS ACS'S E ACE'S DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ


Na manhã da última segunda-feira, 19 de dezembro de 2017, foi a vez da gestão de São Vicente do Seridó -PB se reunir com a categoria dos Agentes de Combate a Endemias, os Agentes Comunitários de Saúde e o SINPUC, para discutir mais uma vez o pagamento do adicional de Incentivo Financeiro Complementar aos ACSs e ACEs. Na reunião esteve representando a gestão municipal, a Secretária de Saúde Ana Claúdia Farias Cabral, a Tesoureira da Saúde Érika Kaline da Silva Farias, o assessor jurídico Dr. Wanderley José Dantas e da parte do sindicato o presidente Sebastião José dos Santos e Ronildo Marques.

Após o diálogo entre as partes, os mesmos entraram em consenso a respeito da pauta, ficando encaminhado que ao tempo em que for creditado o adicional do incentivo dos ACS´s e ACE´s na conta da prefeitura, a mesma repassará através da secretaria de saúde o percentual de 50% do recurso para pagamento dessas categorias.

Os agentes comunitários e de endemias já vinham reivindicando este incentivo a mais de três anos e só agora obteve essa conquista. Trata-se de um reconhecimento do trabalho de todos os envolvidos e um resultado da constante luta do sindicato para com a categoria, além da sensibilidade da senhora prefeita Maria Graciete Dantas, juntamente com sua equipe de assessores.

Apesar de alguns representantes da categoria no estado afirmar que o incentivo é dos ACSs, mas a portaria que regulamenta o incentivo não define que deve ser pago em pecúnia a categoria. Diante dessa insegurança jurídica, fica a critério dos gestores municipais concederem ou não tal benefício.

Na nossa base sindical, o prefeito de Olivedos, José de Deus Aníbal, Olivânio Dantas Remígio, prefeito de Picuí e a prefeita de São Vicente do Seridó, Maria Graciete já se manifestaram a favor, concedendo parte deste incentivo à categoria e criando a Lei para regulamentar o referido pagamento. 

Os dirigentes do SINPUC juntamente com a categoria dos ACSs e ACEs continuam negociando em toda sua base sindical essa pauta.“Temos mesmo que comemorar essa conquista, pois o cenário hoje é de retirada de direitos e de corte nas receitas dos municípios. Sabemos que temos muita luta pela frente, a exemplo da implantação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração dos profissionais e trabalhadores da saúde, o PCCRS”, finalizou o presidente do SINPUC, Tião Santos.
  


13 de dezembro de 2017

Pedra Lavrada

SERVIDORES MUNICIPAIS DE PEDRA LAVRADA DECIDEM PARALISAR ATIVIDADES

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) realizou uma assembleia geral extraordinária, na última segunda feira (11 de dezembro), com servidores ativos, aposentados e pensionistas do município de Pedra Lavrada. Sindicalistas e trabalhadores discutiram os atrasos de pagamento da folha, um indicativo de paralisação e um possível cronograma para pagamento dos meses de novembro, dezembro e o 13º salário.

“A assembleia foi bem representativa. Teve a participação com falas de alguns sócios destacando a importância de estarem todos juntos para lutar por salários em dia”, afirmou o presidente do SINPUC, Tião Santos.

Após os debates, os sócios presentes aprovaram, entre outras medidas, uma paralisação seguida de um ato público, para o dia 22 de dezembro, caso o senhor prefeito não se posicione positivamente a respeito da pauta de reivindicação.

O ato público será uma oportunidade para que dirigentes e sócios expressem, livremente, as suas reivindicações para a população de Pedra Lavrada e mostrem a situação pela qual passam todos os trabalhadores, em especial os inativos, por causa da inadimplência do município.

O atraso no pagamento dos servidores de Pedra Lavrada perdura desde as gestões anteriores e com isso os servidores já não aguentam mais sofrer por falta de pagamento para que possam assim honrar com seus compromissos.

Diante de tal situação a única saída que os servidores encontraram foi decidir em assembleia um indicativo de paralisação com mobilização para o dia 22 de dezembro às 7:00 da manhã na feira livre de Pedra Lavrada.


12 de dezembro de 2017

Picuí

INCENTIVO FINANCEIRO COMPLEMENTAR SERÁ PAGO AOS ACS'S E ACE'S DE PICUÍ

Na manhã desta segunda-feira, 11 de dezembro de 2017, os dirigentes do SINPUC, Tião Santos, Roselita da Silva e Janiel Dantas, juntamente com o Prefeito de Picuí, o senhor Olivânio Dantas Remígio, o Assessor Jurídico do município Drº Wanderley Dantas, o Secretário de Finanças Márcio Renato e a chefe de gabinete Juscilene Gomes, reuniram-se na prefeitura da cidade para discutir a viabilidade da implantação do pagamento do incentivo para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. 

Após o diálogo entre as partes, os mesmos entraram em consenso a respeito da pauta, ficando encaminhado que ao tempo em que for creditado o recurso do incentivo dos ACS´s e ACE´s nas contas da prefeitura, será encaminhado imediatamente o projeto de lei para ser votado na Câmara de vereadores. Ficando ainda encaminhado, que será destinado o percentual de 50% do recurso para pagamento dessas categorias.

Os agentes comunitário e de endemias já vinham reivindicando este incentivo desde o momento de sua implantação no município. Essa conquista é um reconhecimento do trabalho de todos os envolvidos e um resultado da constante luta do sindicato para com a categoria, além da sensibilidade do gestor municipal. O SINPUC confirma o apoio aos servidores públicos e se compromete a continuar lutando em todos os municípios de sua base.