29 de novembro de 2011

Palavra do presidente

A POSSIBILIDADE DE UMA NOVA POLÍTICA ADMINISTRATIVA

Sebastião Santos

Três meses e 12 dias depois de ter sido eleito representante de Nova Palmeira no Orçamento Democrático (OD) da 4ª Região Geoadministrativa, e quase três meses após minha escolha como Conselheiro Estadual do OD, fui empossado formalmente, no dia 28 de novembro, nessa instância de representação social.

Deixamos a informalidade e passamos a existir no campo institucional do atual governo. Entendemos os desafios e visualizamos as lutas. Serão muitas. E, muitas delas, terão como oponentes o oportunismo dos representantes políticos locais.

Os projetos de desenvolvimento, segundo a lógica da politicalha reinante, devem ter padrinhos e madrinhas. Devem ser atribuídos à benevolência de uns poucos “iluminados” e não ao esforço conjunto da sociedade. Devem ter dono e não serem frutos de uma demanda coletiva. Precisamos mudar isso.

O OD, de acordo com o que tenho observado em outros modelos administrativos fora dos limites da Paraíba, é um instrumento que ofusca o mandonismo político de coronéis estilizados, com pinta de modernos. É uma ágora que ainda engatinha num Brasil capitaneado pela velha política. Fazer esse instrumento político-social fortalecer seus músculos e caminhar de pé, é um desafio para os conselheiros e para a Paraíba como um todo.

Que cada conselheiro eleito pelo povo e empossado pelo governador se torne um elo entre a sociedade e o estado, faça valer o seu desafio e se desvincule das manobras políticas convencionais.

Aos 106.596 habitantes do Curimataú deixo estas palavras de compromisso e me coloco à disposição de cada um para construir alternativas democráticas para o desenvolvimento da região. Sem compadrio, padrinhos, madrinhas, agregados e aderentes do velho modelo político.

_________________________
Sebastião Santos é pedagogo, especialista em educação de jovens e adultos, professor efetivo da educação básica na rede pública municipal de Picuí e Nova Palmeira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e do Conselho de Educação de Nova Palmeira, integra o Coletivo Estadual de Formação da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB), é membro do Conselho do Orçamento Democrático da Paraíba na 4ª Região Geoadministrativa e no conselho estadual.

25 de novembro de 2011

XVII Enafor

SECRETÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DA CUT AVALIA XVII ENAFOR

O XVII Encontro de Nacional de Formação (ENAFOR) se encerra hoje. O presidente do SINPUC, Tião Santos, está em Florianópolis desde o dia 22, quando o evento teve início.

Na edição do dia 22 de novembro o Secretário Nacional de Formação da CUT, Tino Lourenço, falou ao Jornal da CUT sobre a importância do encontro.

Veja no vídeo abaixo a seleção de cena efetuada pela assessoria de comunicação do SINPUC.

24 de novembro de 2011

Formação

LIDERANÇAS DO SINPUC PARTICIPAM DE FORMAÇÃO


Lagoa Seca (PB) - Durante os dias 18, 19 e 20 de novembro sindicalistas de Cubati, Campina Grande, Nova Palmeira, João Pessoa e Picuí participaram de mais um módulo do Curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) oferecido pela secretaria de formação da CUT Paraíba.

O módulo realizado no último final de semana abordou a gestão sindical cutista e foi ministrado pelo educador Flávio Marinho, ex-integrante da Escola Sindical Nordeste da CUT Nacional.

Joel Nascimento, secretário-geral da FIMETAL e secretário de formação da CUT-PB, afirmou que “o curso serve para que os dirigentes sindicais melhorem a administração de suas bases”.  “Nós estamos construindo um sindicalismo diferente”, completou Guilherme Mateus, do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba.

Para Janice Barbosa, de Cubati, a perspectiva é que os cursos de formação continuem. “Espero que essas formações continuem porque elas serão as sementes que fortalecerão a luta nas nossas bases”.

O SINPUC esteve presente em Lagoa Seca com o maior contingente de lideranças. Ao todo foram sete membros do sindicato.

“Foi muito legal trabalhar com um grupo sintonizado”, avaliou Flávio Marinho.

Florianópolis (SC) - Tião Santos, presidente do SINPUC, representa a Paraíba juntamente com o secretário-geral de formação da CUT-PB, Joel Nascimento, no XVII Encontro de Política Nacional de Formação da CUT (PNF).

O evento foi iniciado na última quarta-feira (23) e segue até amanhã (25) na Escola Sindical Sul, em Florianópolis.

150 representantes de todo o país discutiram hoje o impacto das tecnologias de informação e comunicação no âmbito da formação sindical e o Plano Nacional de Formação para 2012. Tião Santos será um dos responsáveis por essa política na Paraíba, já que integra o coletivo de formação no estado.

“O encontro está sendo muito proveitoso. As abordagens das questões são pertinentes para a nossa luta e apontam estratégias para nossos desafios. Não podemos pensar em luta sindical se não tivermos munidos de informações e sem conhecermos a conjuntura atual da política em defesa da classe trabalhadora. É preciso formar dirigentes e base para enfrentarmos nossos conflitos e desafios”, declarou Tião Santos.

13 de novembro de 2011

Calendário escolar

SINPUC NEGOCIA REPOSIÇÃO DE AULAS EM NOVA PALMEIRA

No dia 09 de novembro o secretário de educação de Nova Palmeira, Alexsandro de Barros, enviou ofício para o SINPUC comunicando a reposição das aulas do dia 16 de outubro para o dia 15 de novembro. As aulas foram suspensas no dia 16 por conta da Paralisação Nacional pelo Piso, Carreira e PNE. O comunicado foi remetido também para todas as diretoras das unidades escolares que aderiram à paralisação.

No dia 10 de novembro o presidente do SINPUC, Tião Santos, solicitou uma reunião com o secretário para discutir o assunto. Por meio de ofício, Tião Santos explicou que o dia indicado pelo gestor é feriado nacional, o que impede de os educadores cumprirem expediente.

A saída, segundo o presidente do SINPUC, é a reposição por meio de atividades pedagógicas em outra data. “Reafirmamos que os educadores não poderão sofrer qualquer penalidade num feriado nacional”, informou Tião Santos.

A diretoria do sindicato acredita no diálogo com a gestão para resolver esse problema e confirma que os estudantes não podem sofrer perdas na carga horária do calendário escolar do município. “Vamos encontrar uma saída com base na lei”, concluiu Tião Santos.

8 de novembro de 2011

Bloco de notas

Dia do funcionário público
No dia 29 de outubro mais de 140 servidores filiados ao SINPUC comemoraram, em Nova Palmeira, o dia do funcionário público. Durante o evento foi oferecido um jantar dançante ao som de Harisson Barros.

Sindicalizados de Picuí, Baraúna, Pedra Lavrada e Nova Palmeira compareceram à festa. Uma homenagem à primeira presidente do sindicato foi realizada durante a comemoração. Maria do Carmo dos Santos dirigiu o SINPUC entre 1992 e 1993, durante o exercício da comissão provisória. Em 08 de dezembro de 2010 Preta, como era conhecida, faleceu em Campinas-SP.

“A atividade foi muito boa. Todos gostaram”, disse Tião Santos. Além disso fizemos uma bela homenagem à nossa companheira sindical e amiga Preta”, completou.

Base sindical em Frei Martinho
No dia 03 de novembro Tião Santos e Cícera Batista se reuniram com servidores de Frei Martinho para discutirem a instalação de uma base sindical no município. A proposta vinha sendo articulada desde o ano passado, mas ainda não havia sido possível concretizar o projeto por conta do número de atividades tocadas pelo SINPUC nos cinco municípios de sua base.

Durante a reunião os sindicalistas mostraram como o SINPUC atua, suas metas de trabalho em Frei Martinho, a importância de os servidores se sindicalizarem e a função dos delegados de base em cada município.

Em seguida foram escolhidas duas delegadas de base, Rita Risonete Dias (titular) e Wilma Oliveira Gomes (suplente). Após o processo eleitoral, os 40 servidores presentes debateram com os representantes do SINPUC a situação do instituto de previdência de Frei Martinho.

Uma nova reunião será marcada no município. A pauta será o déficit do instituto de previdência. Após as discussões com os trabalhadores, será agendado um encontro com os gestores de Frei Martinho para encaminhar as demandas dos trabalhadores.

“Queremos cumprir essa agenda até a semana que vem”, garantiu Tião Santos. “Nossa assembleia foi excelente. Com certeza iremos efetuar um ótimo trabalho no município”, completou.

I Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente
No dia 05 de novembro, Tião Santos compareceu à I Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente em campina Grande. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social do município.

A conferência contou com a presença de gestores públicos, representantes políticos e dirigentes de sindicatos e centrais sindicais.

A I Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente foi realizada durante os dias 04 e 05 de novembro e preparou os participantes para a conferência estadual, que será realizada nos dias 23 e 24 na capital do estado.

Durante o encontro o presidente do SINPUC, Tião Santos, foi eleito como representante sindical para a conferência estadual em João Pessoa.

Assembleia geral em Pedra Lavrada
No dia 09 de novembro os dirigentes do SINPUC estarão em Pedra Lavrada para realizar uma assembleia geral com os servidores do município. A primeira convocação para a assembleia está marcada para às 19h e, a segunda, caso não se atinja o quórum regimental, está marcada para às 19h30.

Na pauta do encontro estão previstos informes gerais, reforma do PCCR dos servidores da educação e saúde, situação do instituto de previdência municipal, aposentadorias, definição da pauta para a reunião com o prefeito Tota Guedes, conforme acordo firmado no Ministério Público de Picuí.

Decisão judicial
O juiz da Justiça Comum de Primeira Instância de Picuí, Mário Lúcio Costa Araújo, acatou o mandado de segurança que solicitou a disponibilidade do presidente do SINPUC, Sebastião Santos, para a realização dos trabalhos do sindicato.

A decisão foi publicada na edição de hoje do diário da justiça e ainda cabe recurso. No despacho o juiz afirmou: “Pedido julgado parcialmente procedente para conceder a ordem de mandado de segurança e, via de consequência, manter o direito a estabilidade do impetrante Sebastião José dos Santos enquanto permanecer no cargo de dirigente sindical, deferindo nos termos da Constituição Estadual do Estado da Paraíba o direito à sua remuneração integral enquanto estiver em exercício do mandato classista”.

Tião Santos é servidor público em Nova Palmeira e Picuí. O mandado de segurança é desfavorável à gestão de Buba Germano. Em Nova Palmeira a disponibilidade foi assegurada sem litígio.