22 de maio de 2017

Controle social

FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS REALIZADA EM PICUÍ
PREPARA A CRIAÇÃO DE CIST’s NOS MUNICÍPIOS
DA IV REGIÃO GEOADMINISTRATIVA DO ESTADO

A II Formação de Conselheiros e Conselheiras de Saúde da Região do Curimataú e Seridó Paraibano, realizada nesta sexta-feira (19) em Picuí, prepara a IV Região Geoadministrativa do Estado para a formação das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CIST) nos 12 municípios componentes da regional.

O evento foi realizado pelas secretarias de formação política da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) e contou com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Campina Grande, do Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Saúde do Estado da Paraíba (SINDSAUDE) e do Sindicato dos Odontologistas do Estado da Paraíba (SINDODONTO).

A saúde do trabalhador é normatizada pela Lei nº 8.080/1990. O entendimento do conceito está expresso no §3º do art.6º da norma:

- Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

As CIST’s serão criadas no âmbito dos conselhos de saúde de cada município e, a partir delas, poderão ser propostas ações concretas de assistência à saúde do trabalhador.

“Ficou definido que os conselheiros, ao voltarem para os seus municípios, irão pautar nos conselhos a criação das CIST’s e irão trazer alguém para fazer o debate no conselho sobre a criação e a importância da CIST”, explicou o presidente do SINPUC, Sebastião Santos.

A II Formação de Conselheiros e Conselheiras de Saúde da Região do Curimataú e Seridó Paraibano aconteceu durante todo o dia 19 e contou com a presença de secretários municipais de saúde e conselheiros de 10 municípios da IV região Geoadministrativa.

18 de maio de 2017

Curimataú e Seridó

II FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS DE SAÚDE
ACONTECE AMANHÃ EM PICUÍ

As secretarias de formação política da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) realizam, na manhã desta sexta-feira (19), em Picuí, a II Formação de Conselheiros e Conselheiras de Saúde da Região do Curimataú e Seridó Paraibano.

O evento será realizado no auditório municipal Djailma Vasconcelos, no Centro Administrativo Municipal. A II Formação de Conselheiros e Conselheiras de Saúde da Região do Curimataú e Seridó Paraibano tem o objetivo de “articular e fortalecer o controle social dentro da política do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A programação tem início a partir das 07h e segue até às 12h30. Após o almoço, o evento prossegue até às 16h30.

Três palestras estão previstas na programação. A primeira é intitulada “A importância do conselho, sua estrutura na política do SUS e na conjuntura atual”. A segunda discutirá “A política de saúde e segurança do trabalhado no setor público”. Por último, será debatida “A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (SIST) e sua implantação nos municípios.

As consultoras Joaquina Amorim e Gloriete Paulo ministrarão as palestras. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Campina Grande e a Sociedade Odontológica de Campina Grande apoiam o evento.

Confira ao lado a programação completa.

15 de maio de 2017

15ª Plenária da Cut

SINPUC CONVOCA SÓCIOS PARA ASSEMBLEIA
GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) convoca todos os sócios dos municípios de Pedra Lavrada, Picuí, Baraúna, Sossego, Frei Martinho, Nova Palmeira, Nova Floresta, Damião, São Vicente do Seridó e Olivedos para uma Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no próximo dia 23, na sede do sindicato em Nova Palmeira.

A primeira convocação está marcada para às 16h. Em caso de insuficiência de quórum, de acordo com as regras estatutárias, a assembleia será instalada às 16h30 com qualquer número de sócios.

Na pauta da assembleia estão previstos informes gerais e a eleição dos delegados que participarão da 15ª Plenária Estadual da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB).

A sede do SINPUC está localizada na Travessa Maria Marti de Medeiros, 18, no Centro de Nova Palmeira.

10 de maio de 2017

Pedra Lavrada

DIRIGENTES SE REÚNEM COM JARBAS MELO PARA COBRAR
A ADEQUAÇÃO DO PISO NACIONAL DOS PROFESSORES


Dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) visitaram o município de Pedra Lavrada nesta manhã e conversam com o prefeito Jarbas Melo.

Sebastião Santos e Janiel Dantas procuraram a administração para entender a razão pela qual o reajuste de 7,64% no piso nacional dos professores ainda não foi cumprido no município.

Determinado pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro o reajuste atende a Lei 11.738/2008 que estabelece o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

Jarbas Melo explicou que ainda não creditou o percentual nos salários porque se reuniu com os professores e pediu um tempo para avaliar os impactos na folha de pagamento. O prefeito informou que sentará em junho novamente com a categoria para negociar o reajuste anual do magistério.

O SINPUC monitora a concessão do reajuste em toda a base e informa que acompanhará o processo, de perto, em Pedra Lavrada.

7 de maio de 2017

Comunicação colaborativa

CUT QUER INTEGRAR SINDICATOS  NUMA REDE
EFICIENTE DE COMUNICAÇÃO

A secretaria de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) realizou nesta sexta-feira,05, o seu III Encontro Estadual de Comunicação.

O evento contou com a presença de mais de 15 sindicatos ligados à central no estado. Cerca de 30 dirigentes compareceram ao auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB) e debateram a comunicação em rede com representantes da CUT Nacional e da TVT.

De acordo com Hamilton Rocha, ex-produtor da TVT, o canal sindical é o único capaz de quebrar o agendamento de temas criado pelos grandes meios de comunicação. O ativista propõe o financiamento coletivo da produção da TVT e o maior compartilhamento de vídeos pelas mídias sociais, blogs e sites dos sindicatos espalhados pelo país.

Walber Pinto, coordenador de mídias sociais da CUT Nacional, disse que as postagens da Central têm grande aceitação no país e que a grande mídia já utiliza a produção jornalística sindical para pautar as suas matérias.

A ideia do movimento é diminuir o ruído nas redes e criar uma agenda de temas para o debate nacional.

O III Encontro de Comunicação da CUT-PB foi encerrado com os encaminhamentos para o Encontro Nordeste de Comunicação da CUT, que será realizado em Recife, mas ainda não tem data definida.

3 de maio de 2017

Nova Palmeira

PROFESSORES PODERÃO ACIONAR A JUSTIÇA PARA GARANTIR
A ADEQUAÇÃO DO PISO NACIONAL


Em mais uma paralisação realizada hoje em Nova Palmeira, os professores da rede municipal resolveram manter a proposta enviada à Secretaria de Educação para o cumprimento da Lei 11.738/2008, que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica de todo o país.

“Manteve-se a paralisação, como já tinha sido encaminhada anteriormente. Foi deliberado que a negociação permanece a mesma que tinha sido deliberada anteriormente e que nenhum encaminhamento será tomado sem a presença da instituição que nos representa”, informou Ceiça Costa, secretária-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC).

O não cumprimento da Lei do Piso em Nova Palmeira desencadeou um impasse entre a gestão e os professores que já rendeu duas paralisações. A primeira ocorreu no dia 25 de abril. A segunda foi hoje.

Em reunião na sede do SINPUC, os professores asseguraram que, caso a administração não efetue a adequação salarial e afete o direito ao piso, o caso será judicializado.

Para o mês de junho o sindicato programou o “Dia D em defesa da manutenção dos direitos trabalhistas e efetivação dos planos de cargos, carreira e remuneração”, adiantou Janiel Dantas, secretário de Comunicação do SINPUC. Os professores querem fazer parte dos atos planejados para junho.

2 de maio de 2017

Nova Palmeira

PROFESSORES RETOMAM PARALISAÇÃO NESTA QUARTA

Professores de Nova Palmeira voltarão a paralisar suas atividades nesta quarta-feira, como deliberado em assembleia no dia 13 de abril.

A primeira paralisação da categoria foi realizada no dia 25. Os profissionais não acataram a proposta de adequação enviada pelos administradores do município e cumpriram a deliberação tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC).

De acordo com Janiel Dantas, secretário de Comunicação do SINPUC, a situação piorou depois que a Secretaria de Educação resolveu cortar o ponto dos professores devido à última paralisação.

Ele destacou que é a primeira vez que uma gestão faz isso em Nova Palmeira. Janiel também classificou a medida como truculenta e disse que o ato quebra o diálogo entre os trabalhadores e a administração.

Nesta quarta os professores voltarão a paralisar as aulas. Contudo, o SINPUC espera que as negociações sejam restabelecidas e o impasse superado.

Em Nova Palmeira os professores exigem o cumprimento da adequação do piso salarial nacional, estabelecido em janeiro pelo Ministério da Educação (MEC) por força da Lei 11.738/2008.

Gestão e trabalhadores ainda não chegaram a um acordo em relação à forma como será garantido o reajuste de 7,64% determinado pelo MEC. O SINPUC está intermediando as negociações para alcançar um entendimento e evitar o agravamento do problema.