26 de novembro de 2015

Carreira

PCCRS SERÁ DISCUTIDO EM PICUÍ, FREI MARTINHO
E NOVA PALMEIRA

As comissões que discutem os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração da Saúde (PCCRS) dos municípios de Picuí, Frei Martinho e Nova Palmeira se reúnem com a professora Joaquina Amorim, hoje, para continuar os trabalhos.

O primeiro encontro ocorre em Picuí, às 10h. A programação prevê a conclusão da minuta do projeto de lei que será apresentado à Câmara Municipal.

Às 14h, em Frei Martinho, Amorim se encontra com os membros da comissão do PCCRS para verificar os dados coletados e fazer encaminhamentos.

Em Nova Palmeira, às 16h30, a comissão se reúne para a conclusão da minuta do projeto e a discussão salarial do plano.

21 de novembro de 2015

Comunicação sindical

CUT-PB REÚNE SECRETÁRIOS E ASSESSORES EM JOÃO PESSOA

A nova secretária de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), Lúcia Figueiredo, convocou dirigentes e jornalistas ligados à central para discutir a nova política de comunicação sindical no estado. O assessor de comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC), Manassés de Oliveira, participou da atividade na capital paraibana, na última quinta-feira (19).

Quatro pontos serviram de pauta para o encontro realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Paraíba (SINTTEL-PB): edição do Jornal dos Trabalhadores, busca de espaços para o movimento sindical na rede pública de comunicação da Paraíba, necessidade de protagonismo da CUT-PB no comitê estadual do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e valorização dos profissionais de comunicação ligados à central na Paraíba. 

Figueiredo recebeu o apoio dos dirigentes e profissionais de comunicação presentes no SINTTEL. As deliberações do encontro serão levadas para a reunião de planejamento da CUT-PB para serem analisadas.

A perspectiva da nova secretária é que as propostas pautadas no encontro consigam apoio e financiamento para serem concretizadas, de forma articulada, por todos os sindicatos ligados à CUT na Paraíba.

A próxima reunião do Coletivo de Imprensa da CUT será realizada após o carnaval de 2016.

18 de novembro de 2015

Pedra Lavrada

SERVIDORES OPTAM POR MANDADOS DE SEGURANÇA

Em reunião realizada nesta segunda-feira (16) com Sebastião Santos, secretário geral do Sindicato dos Servidores Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC), os servidores da Secretaria de Infraestrutura do município de Pedra Lavrada decidiram abrir mão da paralisação deliberada na assembleia do dia 22 de outubro e optaram pela resolução dos problemas através de mandado de segurança.

A principal exigência dos trabalhadores é o pagamento dos salários até o quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado.

Além da instituição do calendário de pagamento, os servidores reivindicam a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e outros materiais básicos para o exercício de suas funções.

Sobre os kit’s EPI, Sebastião Santos se comprometeu a enviar ofício à administração de Pedra Lavrada para resolver o problema.

“Não podemos admitir que os servidores recebam seus vencimento em atraso e não possam prestar um serviço de qualidade à população por falta de condições de trabalho”, disse o dirigente sindical. “Entendemos que o mínimo que uma gestão possa garantir aos servidores públicos é o pagamento de seus vencimentos em dia e as ferramentas de trabalho conforme o ofício de cada profissão”, completou.

17 de novembro de 2015

São Vicente do Seridó

SINPUC E PREFEITURA ENTRAM EM ACORDO
E EVITAM PARALISAÇÕES


Em reunião realizada ontem em São Vicente do Seridó, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) concordou com os termos de um acordo proposto pela Prefeitura do município.

O secretário geral, Sebastião Santos, o professor Janiel Cesar, prefeita Graciete Dantas e outros membros da comissão de negociação se reuniram e discutiram a fixação de calendário de pagamento, disponibilização de kit’s de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e a concessão de férias e licenças para os servidores de São Vicente do Seridó.

No final da reunião foi lavrado um termo de acordo com as seguintes cláusulas:

- No tocante à fixação de um calendário de pagamento dos servidores públicos municipais, fica estabelecido que durante a crise financeira, no dia 10 de cada mês serão pagos os profissionais do Magistério Público Municipal e os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e no dia 30 de cada mês as demais Secretarias e Departamentos;

- Fica pactuado entre a Prefeitura e o sindicato que os servidores públicos municipais deverão receber os respectivos Equipamentos de Proteção Individual – EPI e o material indispensável para o desempenho de suas atividades;

- Fica também pactuado que em relação às férias e licenças dos servidores, a Secretaria Municipal de Administração está elaborando levantamento das férias e licenças a serem concedidas, priorizando, sobretudo, aqueles servidores que estejam próximos de suas aposentadorias, regularizando a concessão de férias e licenças em curto espaço de tempo;

- Fica também pactuada a realização de nova reunião no dia 11 de dezembro de 2015, às 09 horas, na sede da Prefeitura Municipal, para tratar de pagamento do 13º salário e avaliar o pactuado neste acordo ora assinado.

11 de novembro de 2015

São Vicente do Seridó

SINPUC CANCELA PARALISAÇÃO E SE REÚNE COM PREFEITA

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC), juntamente com a Comissão de Comando de Paralisação, reuniu-se hoje em São Vicente do Seridó para analisar as propostas enviadas pela prefeita Graciete Dantas através do Oficio 0203/2015.

O documento solicita a suspensão da paralisação deliberada na última assembleia geral extraordinária e convida o sindicato para um encontro com a gestão na próxima sexta-feira, às 09h.

“A comissão e o sindicato entenderam que seria necessário aguardar a reunião de sexta-feira para ver o que pode ser resolvido e encaminhado conforme reivindicação da categoria”, disse o secretário geral do SINPUC, Sebastião Santos.

Na pauta da reunião a prefeita está prevista a discussão do calendário de pagamento dos servidores do município, a garantia de kit’s de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os servidores da saúde e da infraestrutura, pagamento integral do 13º salário, terço de férias e retroativo referente à adequação do piso dos professores.

Após a reunião o sindicato irá convocar uma assembleia com a categoria para comunicar o que foi acordado com a gestão de São Vicente do Seridó e deliberar encaminhamentos.

Fortaleza

DIRIGENTE DO SINPUC PARTICIPA DA VI MARCHA
DOS SERVIDORES MUNICIPAIS


A secretária da Mulher do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC), Cícera Batista, está em Fortaleza para debater a defesa dos direitos dos trabalhadores.

Mais de 4.000 pessoas de 156 municípios cearenses eram esperadas para a realização da VI Marcha dos Servidores Municipais, organizada pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE), em parceria com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM), Central Única dos Trabalhadores (CUT) entre outras entidades.

A marcha ocorreu pela manhã no Centro de Fortaleza. À tarde, na Assembleia Legislativa do Estado, será realizada uma audiência pública para discutir “justiça fiscal, desenvolvimento e investimento público”.

No vídeo institucional da VI Marcha, a FETAMCE defende que “investir no município significa orientar o seu desenvolvimento”. A federação cearense argumenta que “é criar medidas de valorização dos servidores públicos, dando a estes condições de trabalho, pisos salariais e planos de carreira”.

6 de novembro de 2015

Conferência Nacional

DIRIGENTE DO SINPUC PARTICIPA DE EVENTO EM BRASÍLIA


O secretário geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC), Sebastião Santos, participa da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O Evento ocorre em Brasília e será encerrado hoje.

“Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” foi o tema da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi realizado pelo governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).

De acordo com o site do evento, dois terços da delegação é formada por representantes da sociedade civil. A Paraíba contou com 39 representantes. Sebastião Santos representa a sociedade civil e teve o nome indicado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) no estado.

“Nossa missão agora é debater as políticas de segurança alimentar e nutricional na base. Nas prefeituras que já têm conselhos instituídos, vamos reativar as atividades. Onde não houver conselhos municipais, vamos estimular a formação de novos conselhos”, explicou por telefone Sebastião Santos. “Todas as ações serão apoiadas pelo Consea da Paraíba”, complementou.

5 de novembro de 2015

Nota de esclarecimento

SINPUC REBATE INFORMAÇÕES DO BLOG DE HELENO LIMA

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC), esclarece que:

1. A notícia que informa que os servidores de São Vicente do Seridó decidem paralisar as atividades em caso de atraso salarial, publicada ontem no blog do SINPUC, contém alguns equívocos e que, por isso, foi retirada do ar;

2. O SINPUC não “vem realizando assembleias na casa de um vereador de oposição”, como diz o texto de Heleno Lima, apenas usou uma vez o espaço de um antigo restaurante que encontra-se desativado, sem nenhuma vinculação política. Porque, em outras ocasiões, já foi obrigado a reunir os servidores até debaixo de árvore para poder deliberar assuntos relacionados aos seus direitos no município; 

3.  O local onde aconteceu a assembleia foi solicitado porque os locais cedidos pela Prefeitura estavam ocupados no horário que a assembleia foi instalada (11h);

4. O vereador não usa o SINPUC para “tumultuar a administração”, porque o SINPUC age dentro da legalidade e tem autonomias política e administrativa para deliberar suas causas;

5. Todas as deliberações do sindicato no município de São Vicente do Seridó foram tomadas com base no poder institucional da Assembleia Geral dos trabalhadores, conforme preconiza o Estatuto Social do SINPUC;

6. O SINPUC constatou diversas irregularidades referentes à garantia de direitos dos trabalhadores no município de São Vicente do Seridó, prova disso foi a pauta de reivindicação encaminhada anteriormente ao Poder Executivo para possíveis soluções. Cabe destacar que a pauta foi prontamente reconhecida pela administração municipal, uma vez que já estão sendo concedidos alguns direitos aos servidores, contudo ainda falta concluir toda a negociação para completar o quadro. O registro do trabalho sobre essas ilegalidades está documentado nas notícias que veiculamos, com publicação de provas documentais, em nosso blog nos últimos meses;

7. O SINPUC não pratica quaisquer tipos de terrorismo, como insinua o texto de Heleno Lima;

8. A participação dos trabalhadores na assembleia do sindicato é um direito garantido pelo ordenamento jurídico brasileiro a todos eles, nada tendo a ver com uma suposta intenção de prejudicar os serviços oferecidos à população;

9. Cabe ainda esclarecer que a possível paralisação não vai ocorrer por atraso de pagamento, mas sim por inexistência de uma data-limite para o crédito dos vencimentos;

10. O mesmo problema é registrado nos municípios de Nova Palmeira e Pedra Lavrada. No primeiro, os servidores optaram pela exigência da instituição de uma data-base através de mandado de segurança. No segundo, os trabalhadores optaram pela mesma medida de São Vicente do Seridó, ou seja, uma paralisação;

11. Sobre o servidor que foi acusado de frequentemente faltar ao trabalho “há quase um ano”, o SINPUC não só desconhece a informação, como também informa que esse alegado problema deve ser solucionado pela administração, não pelo sindicato;

12. O SINPUC reitera que está sempre aberto ao diálogo com a administração de São Vicente do Seridó e de toda a base na qual atua. Mas não abre mão da defesa dos direito de seus sócios em nome da eficiência da administração pública, da dignidade da pessoa humana e dos compromissos assumidos durante a campanha que elegeu a atual diretoria para tocar os trabalhos do sindicato dentro da legalidade, com autonomia e coragem.

Nas casas que o recebe, em áreas de lazer ou mesmo debaixo de árvores o SINPUC continuará na luta pelos servidores de São Vicente do Seridó e de toda a sua base.

Nova Palmeira-PB, 05 de novembro de 2015.

Edilândia Ferreira de Lima
Presidente