30 de outubro de 2016

Pedra Lavrada

SERVIDORES ADEREM À PARALISAÇÃO NACIONAL


Reunidos em assembleia geral extraordinária na última sexta-feira (28), os servidores públicos de Pedra Lavrada decidiram paralisar sua atividades no dia 11 de novembro. Os trabalhadores municipais aderiram ao Dia Nacional de Greve e Paralisações, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e movimentos sociais ligados às frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

A assembleia foi realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) e ocorreu na Capela Nossa Senhora de Fátima, às 09h30. 

Na pauta, comum para seis municípios que fizeram solicitação ao SINPUC, foram discutidos informes gerais, análise das conjunturas política e social do momento, PEC 55/2016, atrasos de pagamentos e escolha de delegados de base.

No município parte dos servidores já estão paralisados por falta de pagamento de seus salários. Os que ainda não cruzaram os braços, irão aderir ao movimento se a Prefeitura não depositar os salários até o dia cinco de novembro.

Depois da paralisação nacional do dia 11, os trabalhadores que permanecerem com os salários atrasados continuarão de braços cruzados.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tomada no dia 27 não atingirá os servidores de Pedra Lavrada visto que, em caso de atraso salarial, a administração não poderá cortar o ponto dos trabalhadores grevistas.

28 de outubro de 2016

Dia do Servidor Público

MENSAGEM DO SINPUC AOS SERVIDORES MUNICIPAIS

O Dia do Servidor Público é uma data que merece bastante reflexão, principalmente agora, quando o Brasil passa por uma crise institucional sem precedentes na história.

O art. 236 da Lei 8.112 de 1990 instituiu o dia 28 de outubro como data comemorativa destinada aos trabalhadores que são empregados pelo próprio Estado. Mas hoje todas as categorias que compõem os quadros do funcionalismo público brasileiro não têm muito o que comemorar.

Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que os trabalhadores do serviço público terão os seus salários cortados desde o início de uma eventual greve. Quando a Administração Pública atrasar salários, não haverá o corte.

Mas “nem só de salários vive o trabalhador”. Greves ocorrem por falta de estrutura de trabalho, excesso de jornada, violação de outros direitos. Greve é instrumento de luta. Com direitos violados e salários cortados, ela perde o sentido, se torna entrave para o sustento dos trabalhadores.

O momento é de reflexão. Com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e agora, sob a designação de PEC 55, tramitando no Senado Federal, os trabalhadores precisam de coesão e coragem para fazer o enfrentamento.

O Dia do Servidor Público passa de data comemorativa para data de mobilização. É preciso unir forças, informar à sociedade sobre os riscos dessa proposta, conversar com os parlamentares e participar da consulta pública do Senado para que essa PEC não avance.

É preciso fortalecer os sindicatos, ocupar a mídia e debater a redução dos privilégios do capital no lugar da precarização da vida dos servidores.

No âmbito federal a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as federações cutistas estão fazendo a parte delas. No âmbito municipal o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) também está trabalhando para agregar forças em favor dos trabalhadores.

Apesar dessa realidade, apesar desse governo, apesar de tudo, “amanhã vai ser outro dia”. Nossa vitória depende da nossa força, da nossa luta, da nossa união.

Por tudo o que os servidores públicos representam para cada município brasileiro, o SINPUC diz: parabéns!

Em reconhecimento pelos serviços prestados e em defesa de tudo o que esses trabalhadores merecem o SINPUC diz: conte conosco!

Aos servidores o nosso respeito e a nossa solidariedade!

SINPUC
Sindicato somos nós. Nossa força. Nossa voz. 

27 de outubro de 2016

Toda a base

SINPUC CONVOCA SERVIDORES DE SEIS MUNICÍPIOS
PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) convocou nesta quinta-feira (27) os servidores municipais, das câmaras e prefeituras, dos municípios de Pedra Lavrada, Damião, Picuí, Frei Martinho, Nova Palmeira e Olivedos para uma série de Assembleias Gerais Extraordinárias.

A pauta das assembleias é comum a todos os municípios e prevê informes gerais, análise das conjunturas política e social do momento, PEC 241/2016, atrasos de pagamentos na base sindical e escolha de delegados de base.

A rodada de assembleias começa amanhã, em Pedra Lavrada, e se encerra no dia 08 de novembro, em Olivedos.

Confira os detalhes na tabela abaixo.


26 de outubro de 2016

São Vicente do Seridó

SINPUC SE REÚNE COM PROFESSORES E PAIS DE ALUNOS
PARA DEFINIR ATO PÚBLICO


Em reunião nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de São Vicente do Seridó, dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) conversaram com professores e pais de alunos para explicar a situação pela qual passam os servidores e organizar um ato público no município.

Os sindicalistas iniciaram a reunião com informes nacionais, principalmente relacionados à aprovação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241. Em seguida, entraram na pauta os problemas enfrentados pelos trabalhadores no município, principalmente, os atrasos salariais dos professores.

O professor Janiel Dantas, secretário de Comunicação do SINPUC, disse que os professores estão sofrendo com a falta de pagamento. “A gente está trabalhando dois meses e recebendo um”, revelou.

Também foram discutidas na reunião as faltas de merenda e de transporte escolar. No final das discussões os pais subscreveram um abaixo-assinado para ser encaminhado ao Ministério Público pelo sindicato.

“Aproveitamos a oportunidade para convidar os pais para fazerem parte de um ato público que ocorrerá no dia nove de novembro”, informou Janiel Dantas. De acordo com o secretário de Comunicação, os pais terão a oportunidade de mostrar os seus pontos de vista acerca dos problemas enfrentados tanto pelos professores quanto pelos alunos em São Vicente do Seridó.

A proposta da reunião de hoje foi sensibilizar os pais sobre a realidade dos trabalhadores. “Foi uma forma de trazer a sociedade para o nosso lado”, explicou Janiel Dantas.

Este foi o segundo encontro dos dirigentes e professores com os pais dos alunos de São Vicente do Seridó. No dia 30 de setembro o SINPUC esteve no município e eles se comprometeram a apoiar as ações do sindicato em caso de atraso salarial.

15 de outubro de 2016

Dia do professor

CONSTRUTORES DA CIDADANIA

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) representa 715 professores nos oito municípios de sua base.

Em Picuí são 224. Em São Vicente do Seridó, 105. Pedra Lavrada tem 98 professores em suas escolas. Damião tem 84. Em Olivedos são 69. Em Baraúna, 52. Nova Palmeira também tem 52 educadores em sua rede municipal de ensino e Frei Martinho tem 31.

Alunos, pais e a sociedade em geral sentem as mudanças provocadas em cada sala de aula onde nossos professores trabalham na construção da cidadania.

Por isso, e por muito mais, o SINPUC parabeniza os professores e reconhece a importância do trabalhado de todos nas escolas municipais de sua base.

Parabéns professores! Contem sempre conosco!

13 de outubro de 2016

Luta

SINPUC REALIZA ASSEMBLEIAS EM QUATRO MUNICÍPIOS DA BASE

Dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) participaram de quatro assembleias, ontem, nos municípios de Frei Martinho, Picuí, Pedra Lavrada e São Vicente do Seridó.

A pauta integrou assuntos pertinentes a diversas categorias funcionais, principalmente Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e Agentes de Combate às Endemias (ACE’s).

Em Frei Martinho, no início da manhã, os sindicalistas discutiram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, a Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS’s e ACE’s) e o veto ao adicional de insalubridade da categoria. Logo em seguida a mesma pauta foi discutida e deliberada com os agentes de Picuí.

Tanto em Frei Martinho quanto em Picuí os agentes de saúde decidiram aderir à paralisação nacional que ocorre no dia 18. O local de encontro será na subsede do SINPUC, em Picuí, a partir das 08h. 

À tarde os dirigentes participaram de assembleias em Pedra Lavrada e São Vicente do Seridó.

Em Pedra Lavrada os sindicalistas discutiram a negativa de direitos trabalhistas com todas as categorias funcionais do município.

Os trabalhadores debateram e definiram uma pauta de reivindicação que envolve a solicitação de calendário de pagamento dos salários e do décimo terceiro dos servidores e a garantia do direito ao terço de férias, como manda o ordenamento jurídico.

“Caso não haja pagamento até o próximo dia 20 de outubro, os servidores irão iniciar a paralisação no dia seguinte, 21. O movimento terá a adesão de todas as categorias de servidores públicos de Pedra Lavrada”, informou o secretário de comunicação do SINPUC, Janiel Dantas.

Em São Vicente do Seridó a assembleia foi com todas as categorias funcionais do município.

Os trabalhadores discutiram e deliberaram sobre a reposição dos dias letivos referentes às paralisações ocorridas recentemente, o estabelecimento de um calendário de pagamento para o serviço público municipal e a paralisação nacional dos ACS’s e ACE’s, que será realizada no próximo dia 18.

11 de outubro de 2016

Picuí e Pedra Lavrada

SINPUC CONVOCA AGENTES DE SAÚDE 
PARA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú e Seridó (SINPUC) convocou, através de editais, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Picuí e Pedra Lavrada para duas assembleias extraordinárias nesta quarta-feira, 11.

A primeira ocorre em Picuí, em primeira convocação, às 10h e, em segunda, às 10h30, na subsede do sindicato, localizada na Rua Ferreira de Macedo, 10, no Centro da cidade.

Em Pedra Lavrada, no prédio da Câmara Municipal, a assembleia será instalada às 13h, em primeira convocação. Em caso de insuficiência de quórum, ela se inicia às 13h30, em segunda convocação.

Pauta

Tanto em Picuí quanto em Pedra Lavrada os ACE’s e ACS’s vão discutir e deliberar, com os dirigentes sindicais, as regras e motivos da Paralisação Nacional, que ocorrerá no dia 18, a Proposta de Emenda à Constituição 241/2006, além de informes gerais.